Quem é o jogador vascaíno que fez o pênalti do gol mil de Pelé
Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, marcou seu milésimo gol na carreira diante do Vasco da Gama, no dia 19 de novembro de 1969. O Rei sofreu uma penalidade máxima e converteu a cobrança contra o goleiro Andrada, se tornando o primeiro atleta brasileiro a alcançar a marca do gol nº 1000.
O arqueiro vascaíno ficou marcado eternamente por ser o “goleiro que sofreu o gol mil de Pelé”. No entanto, outro nome também ficaria bastante marcado naquele evento: Fernando Silva, o zagueiro que cometeu o pênalti.
Natural de Belo Horizonte-MG, Fernando nasceu no dia 5 de janeiro de 1948. Iniciou sua carreira profissional em 1967 pelo Juventus-SP, e se transferiu para o Vasco já no ano seguinte. Atuou no cruzmaltino até 1970, rumando para o Bangu. Teve passagens por clubes do futebol baiano e encerrou sua carreira em 1979, no Leônicio.
O ex-zagueiro cruzmaltino sempre alegou que não derrubou Pelé no pênalti do milésimo gol. “O Pelé, com a habilidade que ele tinha, com a inteligência que sempre teve como jogador de futebol, bateu na minha perna e caiu, o árbitro marcou o pênalti. Mas não foi pênalti, eu afirmo que não foi. O árbitro marcou e, infelizmente para o Clube de Regatas Vasco da Gama, foi consumado o gol“, afirmou Fernando em entrevista para o Globo Esporte.
Fernando veio a falecer em 7 de junho de 2021, aos 73 anos, vítima de infarto fulminante. Ele residia em Maricá, no estado do Rio de Janeiro, onde era professor em escolinha de futebol para crianças carentes em parceria com o América.