Quem era o “Chico Bento” do Vasco da Gama?
Um dos grandes atacantes do Vasco da Gama no último século, Éder Luís fez parte do que provavelmente foi a última geração “vitoriosa” do clube. Apelidado pela torcida cruzmaltina de “Chico Bento” em homenagem ao personagem criado pelo cartunista Maurício de Souza, Éder chegou ao Vasco em 2010, por empréstimo proveniente do Benfica.
Com gols e atuações decisivas foi um dos principais jogadores da equipe na recuperação do time depois da Copa do Mundo de 2010 no Campeonato Brasileiro, tirando o time da zona do rebaixamento e terminando a competição na zona de classificação para a Copa Sul-Americana de 2011. Caindo nas graças da torcida cruzmaltina, o jogador chegou a disputar o Prêmio Craque do Brasileirão.
Em 2011, Éder novamente foi um dos principais destaques do Vasco, sendo decisivo na conquista da Copa do Brasil, marcando o gol do títulona final contra o Coritiba. No entanto, na reta final do Brasileirão de 2011, “Chico Bento” sofreu uma grave lesão e ficou 3 meses longe dos gramados. Voltou só em março de 2012 e fez o segundo gol do Vasco contra o Olaria.
Em abril daquele ano, Éder Luís completou 100 jogos pelo Vasco. Em junho, o cruzmaltino anunciou a compra definitiva do jogador, junto ao Benfica, com contrato por 4 anos. Em 2013, o atacante começou a temporada com faro de artilheiro, mas viu o Gigante da Colina entrar em um processo de “desmanche” no elenco. Naquele ano, o Vasco foi rebaixado e Éder foi emprestado ao futebol árabe.
Após dois anos, Éder voltou para o cruzmaltino, em 2015. No entanto, o atacante sofreu com lesões na maior parte de sua segunda passagem e passou longe de ter o bom desempenho que teve com a camisa do clube entre 2010 e 2013. Ele deixou São Januário em 2017 para assinar com o Red Bull Brasil. Foram 207 partidas com a camisa cruzmaltina e 29 gols.
Hoje, aos 36 anos, Éder está sem clube e ainda não anunciou sua aposentadoria. Em 2021, o atacante se “ofereceu” para o Vasco da Gama, que estava no mercado em busca de um centroavante durante a disputa pela Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, a reunião acabou não acontecendo.