Quem foi “O Possesso” goleador do Vasco da Gama?
Amarildo, o “Possesso”, foi um dos grandes jogadores da história do futebol. Um dos primeiros jogadores brasileiros a fazer sucesso por um clube europeu, Amarildo escreveu boa parte de sua história por dois clubes: Botafogo e Milan, além de claro, a Seleção Brasileira, onde foi campeão do Mundial de 1962. E além disso, o atacante teve uma breve passagem pelo Vasco da Gama, onde encerrou sua carreira.
O “Possesso” começou sua carreira no Goytacaz, e teve uma rápida passagem no Flamengo até chegar no Botafogo, em 1958. Ficou cinco anos no Glorioso, se transferindo para o Milan em 1963. Depois de quatro anos no clube rossonero, Amarildo jogou na Fiorentina e na Roma, voltando para o Brasil em 1973, para o Vasco da Gama.
Logo em sua chegada no Gigante da Colina, o atacante sofreu uma lesão muscular. Quando conseguiu se recuperar, resolveu retribuir o clube que lhe deu chance de encerrar a carreira. “Fiz um contrato em branco, sem ser remunerado. Foi uma maneira de agradecer a eles que me deram a oportunidade de encerrar a carreira em um grande time como o Vasco e retribuir o que fizeram comigo”, relembrou o ex-jogador em entrevista ao SporTV, em 2012.
“Nós tínhamos vínculos com nossos clubes, vestíamos literalmente a camisa. Hoje, os profissionais do futebol só pensam em dinheiro. Não tem futebol, é só correria e pancadas. E a culpa pelo mau futebol é dos treinadores. Eles pregam o futebol do resultados a todo custo”, completou.
O acordo acabou sendo bom para ambos. Amarildo formou ataque com Jorginho e Roberto Dinamite, ajudando o cruzmaltino a conquistar seu primeiro título do Campeonato Brasileiro, em 1974. Isso tornou o atacante o único campeão mundial de 1962 a conquistar o torneio nacional.