Rafael Paiva recebeu a melhor notícia do ano e tem carta na manga para o Vasco na Copa do Brasil
As semifinais estão mais próximas do que nunca e o assunto não poderia ser outro. Depois de 13 anos, o Vasco tem a chance de voltar à final da Copa do Brasil. Para isso, precisará ser melhor que o Atlético-MG na série de dois jogos, que se inicia nesta quarta-feira (2), às 19:15, na Arena MRV. A volta está marcada para o dia 19 de outubro, às 18:30, em São Januário.
Para conseguir a classificação, Rafael Paiva terá um “reforço” que é marca registrada de sua passagem no elenco profissional do Cruz-Maltino: o tabu. Se o treinador foi responsável por quebrar várias marcas negativas, como quando venceu Internacional, Corinthians e eliminou o Athletico-PR, agora o retrospecto ruim é do Galo.
Galo não vence o Vasco na Copa do Brasil há 29 anos; também nunca eliminou o Gigante da Colina na competição
Na última vez que visitou o Atlético-MG, o Vasco saiu derrotado por 2×0. Ao todo são 29 vitórias e 19 empates para os mineiros, com 30 vitórias para os cariocas. A partida, no entanto, era válida pelo Campeonato Brasileiro. Já pela Copa do Brasil, a situação é diferente.
O Cruz-Maltino enfrentou o Galo em duas oportunidades na Copa do Brasil: em 1994 e 1995, ambas pelas quartas de final da competição. Nas duas vezes, classificação do Gigante da Colina. Na primeira oportunidade, o Vasco venceu por 3×1 e por 4×3, com gols de França (3x), Hernande (2x), Jardel e Leandro Ávila.
Já em 1995, cenários completamente diferentes, mas resultado igual: classificação cruzmaltina. No Maracanã, o Atlético venceu por 1×0, com gol de Carlos. No Mineirão, vitória do Vasco com gol de Valdir Bigode e vaga nas semifinais garantida após vencer a disputa de pênaltis.