Ramón Díaz aceitou oferta para treinar o Botafogo
Depois de salvar o Vasco na última temporada e começar 2024 com tudo, Ramón Díaz caiu nas graças da torcida. Agora, com o carinho criado pelos vascaínos, é difícil imaginar o argentino em outro lugar que não seja São Januário, principalmente se o outro time for um rival. Contudo, isso aconteceu recentemente.
No final de 2020, Don Ramón foi contratado pelo Botafogo para a sequência do Campeonato Brasileiro. Na época, o argentino chegava para substituir Bruno Lazaroni e se tornava o quarto treinador do clube na temporada. Vale lembrar que nessa edição do Brasileirão, o Glorioso passava por uma grande crise e posteriormente foi rebaixado para Série B como lanterna da competição.
Passagem de Ramón Díaz pelo time alvinegro
Teoricamente, a passagem do técnico argentino pelo Vasco é sua segunda pelo futebol brasileiro. Entretanto, na prática, é a sua primeira experiência à beira do campo no país. Isso porque, quando estava prestes a assumir o Botafogo, Ramón Díaz teve sérios problemas de saúde e precisou ficar internado. Ele estava se recuperando de uma retirada de um tumor benigno na tireoide.
Assim, durante um mês, foi Emiliano Díaz, seu filho e auxiliar, quem comandou o Botafogo. A passagem, no entanto, foi curta e sem resultados: foram três derrotas em três jogos. Dessa forma, a diretoria alvinegra, na época, optou por encerrar a rápida passagem da comissão técnica antes mesmo de Ramón retornar.
“Ficamos surpresos e mal por não cumprir o sonho do Ramón de dirigir um clube do futebol brasileiro”, comentou Emiliano em entrevista ao Sportv. Pouco tempo depois, em 2023, o sonho foi realizado e tem tido bons resultados. Ambos renovaram com o Vasco e seguem em São Januário até dezembro de 2025, com possibilidade de renovação até 2027.