Ramón Díaz encontrou a tática perfeita no Vasco da Gama: Nunca mais vai sofrer gols
Antes um problema frequente na última temporada, a defesa do Vasco parece finalmente ter se acertado sob o comando de Ramón Díaz. No último Brasileirão, no qual escapou do rebaixamento na última rodada, o Cruzmaltino sofreu 51 gols ao longo do torneio.
Por se tratar do início da temporada, onde o nível dos adversários é menor, é difícil prever o andamento da temporada entre jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Contudo, no Uruguai e no Brasil, Ramón Díaz mostrou como o tempo é importante para treinar um elenco profissional.
Nova tática tem surtido feito
Antes pressionado pelo posível descenso, agora o argentino tem tranquilidade para testar novas táticas no Vasco. Uma variação que tem sido efetiva é o 3-5-2, onde três zagueiros ficam atrás e dão liberdade para os laterais avançarem sem muitas preoucupações defensivas.
Anteriormente, Ramón Díaz tinha tentado implementar o esquema na luta contra o rebaixamento. Porém, em função da situação do clube e da necessidade de resultados, o treinador utilizou apenas dois zagueiros em grande parte do Brasileiro.
Atualmente, com uma trinca de defensores na zaga, o Cruzmaltino está invicto na temporada. Contra Deportivo Maldonado, Flamengo e Audax, o Vasco foi escalado no 3-5-2 e não perdeu. Além disso, não sofreu nenhum gol.
Outro ponto importante é a criação. Por mais que o número de zagueiros seja maior, não significa que o esquema é necessariamente defensivo. No caso do Gigante, Paulo Henrique e Piton têm liberdade para atacar, enquanto Payet pode se movimentar pelo campo sem tantas obrigações defensivas. Assim, até então, o Vasco parece ter encontrado a melhor formação possível com o elenco atual.