Ramón Díaz foi despedido e Eduardo Barroca chegou para comandar o time
Atualmente no Vasco e de contrato renovado, Ramón Díaz vive ótima fase no Brasil. Afinal, em 11 jogos oficiais na temporada, o treinador argentino perdeu apenas um. Contudo, essa não é sua primeira passagem pelo país. Anteriormente, em 2020, Don Ramón teoricamente treinou o Botafogo. Isso porque, na época, ele chegou para assumir o Glorioso, mas passou por problemas de saúde.
Assim, quem comandou o alvinegro carioca foi seu filho e auxiliar, Emiliano Díaz. Entretanto, a estadia durou pouco tempo e os argentinos encerraram sua primeira passagem pelo Rio de Janeiro. Posteriormente, o clube anunciou Eduardo Barroca como substituto do treinador de 64 anos.
Passagem de Ramón Díaz pelo time alvinegro
No final de 2020, Ramón Díaz chegava ao Botafogo para substituir Bruno Lazaroni. Na época, o argentino se tornava o quarto treinador do Glorioso, que vivia uma grande crise e estava no Z4 do Brasileirão. Classificação que se manteve até o fim do campeonato, visto que o time foi rebaixado e jogou a Série B em 2021.
Ao chegar, Don Ramón nem chegou a ficar na beira do campo. Ele se recuperava de uma retirarada de um tumor benigno na tireoide, dando, assim, espaço a Emiliano Díaz. Entretanto, seu filho comandou o Botafogo em apenas três partidas, todas perdidas. Posteriormente, o time optou por não esperar mais e demitir ambos.
“Ficamos surpresos e mal por não cumprir o sonho do Ramón de dirigir um clube do futebol brasileiro”, comentou Emiliano em entrevista ao Sportv na época. Pouco tempo depois, em 2023, o sonho foi realizado. Com bons resultados, a dupla renovou com o Vasco e seguem em São Januário até dezembro de 2025, com possibilidade de extensão até 2027.