Ramon Menezes passou pelo Bayer Leverkusen. Relembre!
Ramon Menezes foi um dos grandes jogadores do Vasco da Gama na década de 90, além de também ter exercido a função de treinador do clubes no últimos anos. O meia começou sua carreira no Cruzeiro, em 1989, onde ganhou o apelido de “Reizinho da Toca”. Passou pelo Bahia em 1993 até chegar no Vitória, em 1994, onde se projetou como um dos grandes nomes do futebol nacional.
Ramon teve tanto destaque no Vitória que acabou sendo contratado pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha, em 1995. No entanto, o meia não conseguiu replicar o bom futebol mostrado no Brasil. Apesar de ter alguns bons momentos com a camisa do Bayer, ficou a maior parte do tempo no banco.
O atleta sequer terminou a temporada no clube alemão, fazendo apenas 15 jogos e marcando um único gol. Em 1996, Ramon voltou para o Brasil, justamente para assinar com o Vasco da Gama. E aí, o meia conseguiu recuperar seu bom futebol e virou um dos grandes nomes da história cruzmaltina.
Foram três passagens de Ramon pelo Gigante da Colina: entre 1996 e 2000, em 2002 e em 2006. Foram 187 jogos e 65 gols com a camisa cruzmaltina, conquistando o Campeonato Brasileiro (1997), Campeonato Carioca (1998), Taça Guanabara (1998), Taça Rio (1998 e 1999), Copa Libertadores da América (1998) e Torneio Rio-São Paulo (1999). Hoje, o ex-jogador é treinador da Seleção Brasileira sub-20.
Vasco da Gama demitiu o técnico Ramon Menezes e foi ladeira abaixo no Brasileirão 2020
Atual treinador da Seleção Brasileira Sub-20, Ramon Menezes teve seu primeiro grande trabalho como técnico no Vasco da Gama. Ex-jogador do Gigante da Colina, Ramon teve um início promissor em 2020 como comandante do cruzmaltino, mas acabou sendo demitido de maneira surpreendente sete meses após assumir o cargo. Depois da demissão, o Vasco foi ladeira abaixo na tabela do Campeonato Brasileiro daquele ano, o que culminou no rebaixamento do clube.
Em 2021, Ramon deu detalhes de sua demissão em entrevista ao canal do Youtube “Fanático Vascaíno”, além de ainda ter criticado as contratações posteriores do cruzmaltino para a posição de treinador. “Sá Pinto foi demitido e veio o Luxemburgo, que não era para ter vindo. Era para vindo o Zé Ricardo. Agora veio mais três (técnicos). Como profissional você tem que estar acostumado com a pressão, mas eu não esperava (a demissão). Quando me chamaram, já estava tudo definido. Me comunicaram que era resultado, mas não era O aproveitamento era positivo. Faltou convicção”, disse Ramon.
Depois de deixar o Vasco, Ramon ainda treinou CRB e Vitória antes de chegar na Seleção Sub-20. O treinador de 50 anos comandou o cruzmaltino em 16 partidas, somando 8 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, o que resulta em uma aproveitamento de 56.25%.