Relembre a rebolada de Edmundo, o “Animal”
Há 25 anos, Edmundo dava sua famosa “rebolada” na linha lateral na final do Campeonato Carioca de 1997. O episódio ficou famoso nacionalmente e gerou muita polêmica na época. Muitos consideravam a atitude desrespeitosa e anti-profissional, e outros, principalmente torcedores vascaínos, aplaudiram por conta da irreverência do atleta.
Naquele jogo, o primeiro da final do torneio, o Vasco venceu por 1 a 0, com um gol de Ramón ainda no início do primeiro tempo. Aos 44 minutos do segundo tempo, Edmundo recebeu uma bola na lateral direita, parou e deu uma “rebolada” na frente do zagueiro Gonçalves.
Por conta do epísodio, os meias Djair, do Botafogo, e Luisinho, do Vasco, trocaram insultos no final do jogo e quase se atracaram novamente no vestiário. Após a partida, jogadores do Botafogo disseram que Edmundo “não foi profissional, quis humilhar o Botafogo”, afirmou Djair. O jogador Gonçalves, “vítima” da provocação de Edmundo, disse que a resposta do time seria dada em campo no jogo de volta. “Vamos ganhar o jogo”, afirmou.
E foi o que aconteceu. No jogo de volta, o Botafogo venceu o cruzmaltino por 1 a 0 com gol de Dimba, e ficou com o título por ter entrado na decisão com quatro pontos bônus.
Relembre o episódio:
Relembre a trajetória de Edmundo pelo Gigante da Colina:
O Animal iniciou sua carreira profissional no cruzmaltino, em 1992. Já em 93, se transferiu para o Palmeiras. O atacante também vestiu a camisa do clube carioca em 1996-97, 1999-2000, 2003-2004 e 2008.
Em toda a sua passagem pelo Vasco, Edmundo disputou 241 partidas e marcou 137 gols, e conquistou títulos importantes pelo Vasco. Conquistou o título do Brasileirão em 97, o Carioca de 92, duas Taças Guanabaras em 92 e 2000 e as Taças Rio de 92 e 99.