Relembre Bebeto no Vasco e a acusação de traição pelo Flamengo

Bebeto foi um dos maiores atacantes do futebol brasileiro, fazendo sucesso durante as décadas de 80 e 90. Além da Seleção Brasileira, Bebeto se destacou atuando no futebol carioca, principal no Flamengo e no Vasco. E foi durante a “troca” por estes dois clubes que o lendário atacante protagonizou uma das negociações mais polêmicas do futebol nacional, em 1989.

Na época, trocar seu time por um rival não era algo comum. Por isso, mesmo com alguns rumores rondando a ida de Bebeto, que estava no Flamengo, para o Vasco, a transferência era pouco cotada e considerada quase impossível. No entanto, as possibilidades se confirmaram reais e deram início a uma grande novela.

A negociação entre Bebeto e Vasco durou cerca de um mês. Neste período, o atacante recusou uma proposta de renovação do time rubro-negro e aceitou uma oferta de contrato do Gigante da Colina. Apesar de ter a possibilidade de reverter a negociação, o Flamengo adotou uma postura de “frustrar” Bebeto, o que acabou influenciando o atleta em escolher o cruzmaltino.

“Eu nunca quis sair do Flamengo. Hoje, eu posso falar, já parei de jogar. Quando o José Moraes me falou da proposta, eu não sabia o clube. Achei que era para fora. Os números eram de qualquer time de ponta da Europa”, afirmou Bebeto em entrevista ao jornal O Globo.

Não tenho mágoa do Gilberto Cardoso Filho, que era o presidente do Flamengo. Mas ele não acreditou que havia a proposta, disse que não me daria nem um centavo a mais. O que eu escutei ali, nunca imaginei escutar na minha vida: “É isso aí, se quiser pegar, pega. Ninguém vai pagar isso por um jogador como você, não”. As pessoas passam, o Flamengo é eterno”, completou o ex-jogador.

Bebeto ficou no Vasco da Gama entre 1989 e 1992. Foram 115 jogos e 59 gols marcados com a camisa do Gigante da Colina. Com a equipe, o atacante conquistou o Campeonato Brasileiro de 1989, a Taça Guanabara de 1990 e a Copa Rio de 1992. Ele deixou o clube rumo ao Deportivo La Coruña, da Espanha.