Relembre grande confronto do Vasco contra o Santos no mata-mata do Brasileirão
Nem Vasco, nem Santos foram os campeões do Campeonato Brasileiro de 1992. Mas os dois times fizeram um dos melhores e mais emocionantes jogos daquele campeonato. As duas equipes se enfrentaram pela fase “semifinal” da competição, que era dividida em dois grupos de quatro times.
O embate entre o cruzmaltino e o alvinegro aconteceu na primeira rodada da fase semifinal. Enquanto muitos apontavam o Vasco de Bebeto como o grande favorito para a partida. No entanto, as coisas na prática foram diferentes.
Em jogo realizado no Maracanã, o Santos não sentiu a pressão e iniciou a partida parecendo que estava jogando em casa. Aos 10 minutos, em cobrança de escanteio, Paulinho McLaren, atacante do Peixe, recebeu sozinho no segundo poste e empurrou para o fundo do gol, abrindo o marcador.
O gol de empate vascaíno saiu aos 28 minutos. Após uma falha bizarra do zagueiro Pedro Paulo, Giovanni lançou para Bebeto e o artilheiro cruzmaltino deixou tudo igual. Aos 40 minutos, a virada do Gigante da Colina veio. Bebeto invadiu a área e mandou a bola para o fundo das redes. Fim da primeira etapa e 2 a 1 para o time carioca.
Aos 21 minutos do segundo tempo, em outra cobrança de escanteio, o Peixe deixou tudo igual no placar novamente. A bola encontrou de novo ele, Paulinho McLaren, que novamente mandou a bola para o fundo da rede em uma falha de marcação do Vasco.
Aos 25 minutos, o Vasco voltou a ficar na frente novamente. Edmundo cruzou na área santista e a bola sobrou para Bebeto, que com categoria tocou no canto esquerdo do goleiro Sérgio. Após sofrer o gol, o alvinegro praiano fez uma “blitz” para cima do cruzmaltino na busca do embate.
Nos minutos finais do confronto, Almir cruzou na área, Guga ajeitou a bola com o peito e Paulinho McLaren acertou um chute espetacular no canto esquerdo do goleiro Régis. 3 a 3 com um verdadeiro show do atacante santista e de Bebeto do lado cruzmaltino.
Apesar do duelo intenso e emocionante, nenhum dos dois times chegaram à final do Campeonato Brasileiro. O finalista do Grupo A, onde os dois times se encontravam, foi o Flamengo, que enfrentou o Botafogo na decisão e conquistou o título.