Relembre Odvan, zagueiro que marcou época no Vasco da Gama
Odvan Gomes Silva, conhecido apenas como Odvan, foi um dos grandes zagueiros da história do Vasco da Gama. Nascido em Campos dos Goytacazes, no dia 26 de março de 1974, Odvan começou sua carreira no Americano, do Rio de Janeiro. Após um bom Campeonato Carioca em 1996, o defensor chamou a atenção do Gigante da Colina e foi contratado em 1997.
No Cruzmaltino, o zagueiro se adaptou rapidamente e formou a dupla de zaga titular ao lado do experiente Mauro Galvão. Logo em seu primeiro ano no clube, Odvan conquistou o Campeonato Brasileiro de 1997. No ano seguinte, faturou o Campeonato Carioca e a Libertadores, título que ele recorda ser seu melhor momento com a camisa do Vasco.
“Um momento que eu fiquei, particularmente, muito emocionado, foi em São Januário quando ganhamos por 2 a 0 na final da Taça Libertadores. Foi uma grande festa. Quando chegamos no aeroporto do Rio, estava lotado esperando a gente. Foi muito emocionante mesmo”, afirmou o defensor em entrevista para o site SuperVasco.
Em 1999, Odvan foi campeão do Torneio Rio-São Paulo, e faturou a Copa Mercosul e a Copa João Havelange (Campeonato Brasileiro) em 2000. Sua trajetória no cruzmaltino rendeu convocações para a Seleção Brasileira, na época comandada por Vanderlei Luxemburgo. Foram 12 jogos com a canarinho, conquistando o título da Copa América em 1999.
Odvan deixou o Vasco da Gama em 2002, rumo ao Santos. Sem sucesso na Vila Belmiro, o zagueiro teve dificuldades em retomar seu bom futebol longe de São Januário. Seu melhor momento pós-Vasco foi no Madureira, em 2007, ajudando a equipe a conquistar a Taça Rio de maneira inédita.
O zagueiro ainda retornou ao Vasco em 2008, mas realizou apenas sete jogos e não conseguiu evitar o primeiro rebaixamento da história do clube. Odvan encerrou sua carreira em 2013, jogando pelo São José de Tocantins.