Relembre outro grande goleiro que passou pelo Vasco
O Vasco da Gama já teve alguns dos maiores goleiros do futebol brasileiro em seu elenco. De Barbosa a Carlos Germano, o cruzmaltino teve sua meta muito bem protegida durante a maior parte de sua história. No entanto, há um arqueiro que fez história pelo Gigante da Colina e que muitas vezes não tem o reconhecimento que merece. Estamos falando de Acácio.
Acácio começou sua carreira no Americano, time de sua cidade natal, em Campos dos Goytacazes, no ano de 1978. Depois, se transferiu para o Serrano, de Petrópolis, em 1980, onde se destacou e foi contratado pelo Gigante da Colina, em 1982.
O jovem goleiro tinha a dura missão de substituir Mazaropi, um dos grandes ídolos da história vascaína. Logo em sua primeira temporada com o cruzmaltino, Acácio foi campeão carioca como titular. Por nove anos seguidos, o goleiro foi dono da posição no Vasco.
Em 1987 e 1988, Acácio teve grande papel na conquista do bicampeonato Carioca. Em 1988, Acácio conseguiu uma marca extraordinária, quando permaneceu 879 minutos sem sofrer gols. Ele entrou para a história como o quarto maior tempo de um goleiro sem levar gols no futebol brasileiro.
No título do Campeonato Brasileiro do Vasco em 1989, Acácio foi uma das peças mais decisivas do elenco. Na final, contra o São Paulo, o arqueiro foi uma verdadeira muralha e impediu que o tricolor paulista marcasse um gol na partida. Até hoje, muitos afirmar que aquela foi a maior atuação de um goleiro com a camisa do Vasco.
Suas excelentes atuações pelo Gigante da Colina renderam uma convocação para a Copa de Mundo de 1990, onde ele foi o reserva imediato de Taffarel. Acácio deixou o Vasco em 1991, rumo ao Tirsense, de Portugal. Após sua aposentadoria, ele chegou a trabalhar como preparador de goleiros do cruzmaltino.