Relembre pancadaria generalizada em jogo do Vasco da Gama contra o Athletico
A partida entre Vasco da Gama e Athletico Paranaense em 2013 pelo Campeonato Brasileiro ficou marcada por inúmeros fatores negativos – um deles, pode ser considerado uma verdadeira tragédia. Além do cruzmaltino ter sido goleado por 5 a 1 e sofrido o rebaixamento para a Série B por conta da derrota, uma briga generalizada nas arquibancadas
A confusão tomou proporções tão grandes que foi necessário paralisar a partida que estava sendo realizada na Arena Joinville. Depois de uma hora e dez minutos, em que dirigentes e autoridades discutiram que rumo tomar, a partida voltou a ser disputada.
A briga começou após torcedores dos dois clubes se desentenderem na área de divisão da torcida mandante com a torcida visitante. Por conta da falta de reforço de segurança, vascaínos invadiram a área dos atleticanos e vice-versa.
A polícia demorou a agir e, somente depois de alguns minutos do início da confusão, alguns oficiais apareceram para conter a confusão. Quatro pessoas removidas do estádio por um helicóptero e encaminhadas ao hospital; uma delas teve traumatismo craniano.
As cenas foram fortes, com torcedores levando pisões na cabeça, já caídos e desacordados nos degraus das arquibancadas. Jogadores de ambos os times se encaminharam para perto da arquibancada na tentativa de amenizar a confusão. Zagueiro do CAP, Luiz Alberto deu um entrevista aos prantos em campo.
“A gente estava tentando tirar os torcedores do Atlético. Estávamos vendo o rapaz deitado, tomando chute, levando golpe de madeira. É um ser humano. Isso precisa parar. A gente pedia para eles pararem, e eles não nos escutavam” afirmou o atleta.
O jogo foi reiniciado, mesmo com o presidente do Vasco, Eurico Miranda, contrário à decisão. Cerca de 19 pessoas envolvidas na confusão foram presas.