Renato Gaúcho assinou com o Vasco para livrar o time do rebaixamento
Em 2008, quando o Vasco caiu para a Série B pela primeira vez, Renato Gaúcho era o comandante da equipe cruzmaltina. Atual treinador do Grêmio e um dos maiores ídolos da história do Imortal, hoje, Renato vive uma fase bastante diferente no Brasileirão.
Grêmio e Vasco retornaram juntos à Série A no ano passado. A equipe gaúcha conquistou o acesso sendo vice-campeã da competição, já o Gigante ficou com a última vaga dentre os quatro primeiros colocados da segunda divisão do Brasileirão de 2022.
Hoje, o Vasco luta para não cair e evitar o seu quinto rebaixamento em sua história. Na 18ª colocação, a situação fica cada vez pior, já que dentro de campo, as poucas vitórias conquistadas no Campeonato Brasileiro são insuficientes para que uma possível reviravolta venha a acontecer.
Situação é desesperadora
O Vasco terá que fazer o que apenas dois clubes conseguiram desde que o campeonato nacional começou a ser disputado por pontos corridos. Fluminense e Ceará, em 2009 e em 2018, respectivamente, operaram verdadeiros milagres para não serem rebaixados à Série B do Brasileirão.
No segundo turno de 2009, a equipe tricolor deixou a lanterna da competição, onde estava na 22ª rodada, para ser a 16ª colocada, com 46 pontos somados ao fim do Brasileirão. Já a equipe alvinegra conseguiu sair da 18ª colocação e chegou a ficar na 15ª posição na tabela, somando 44 pontos e se livrando do rebaixamento.
Naquela época, Renato Gaúcho tinha uma missão teoricamente mais fácil, e não conseguiu. Resta agora, saber, se o argentino Ramón Díaz vai liderar o elenco cruzmaltino rumo à mais um milagre nesta Série A.