Roberto Dinamite deixou Maradona e Zico no chinelo com cobrança de faltas
O maior ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, é conhecido pelo grande número de gols que marcou em sua carreira, se tornando o maior artilheiro do Cruzmaltino e do Campeonato Brasileiro.
Em levantamento feito pela página “Anamnesis del fútbol”, Dinamite aparece como o atleta com mais gols de falta feitos na década de 80 no mundo inteiro, com 50 marcados. Maradona, com 38, e Zico, com 27, fecham o top 3.
Existem pesquisas que mostram que Roberto Dinamite é o jogador com maior número de gols marcados de falta entre todos na história do futebol, superando o também ídolo do Vasco, Juninho Pernambucano.
Quantos gols Roberto Dinamite marcou pelo Vasco? Veja números do maior artilheiro do clube
Maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite morreu em janeiro deste ano, aos 68 anos. Ele foi também o maior artilheiro de todos os tempos do Cruz-Maltino. Foram incríveis 708 gols em 1.110 jogos com a camisa do Gigante da Colina.
Dinamite deixa o legado de ser o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols marcados na competição, e do Campeonato Carioca, com 284 gols.
Além do Cruz-Maltino, o craque ainda teve passagens pelo Barcelona (ESP) e defendeu a Portuguesa e o Campo Grande. Atuou também pela Seleção Brasileira na Copa de 1978 e esteve no grupo de convocados de 1982. Fora de campo, foi eleito vereador em 1992 e posteriormente teve cinco mandatos como deputado estadual.