Roberto Dinamite jogou no Barcelona
Maior ídolo da história do Vasco da Gama e um dos grandes nomes do futebol brasileiro na década de 80, Roberto Dinamite jogou em apenas um clube fora do continente. E bem, é possível afirmar que este clube fez jus à grandeza do lendário centraovante. Em 1979, Roberto encerrou sua primeira passagem pelo Gigante da Colina para jogar no Barcelona.
Dinamite foi o quinto jogador brasileiro a vestir a camisa do clube catalão, em uma época aonde não era muito comum a transferência de atletas do Brasil para times da Europa. Roberto estreou contra o Almeria, marcando dois gols. No entanto, sua passagem pelo time blaugrana não foi tão boa quanto se esperava.
Depois da saída do treinador Joaquin Rife e a chegada de Helenio Herrera, Dinamite não teve muitas chances na equipe espanhola. Ele encerrou sua passagem pelo clube com apenas 11 jogos e três gols marcados. Na época, foi cogitado que o centroavante iria voltar para o futebol carioca, mas para defender as cores do arquirrival cruzmaltino, o Flamengo.
No entanto, graças a Eurico Miranda, Dinamite acertou seu retorno para o Vasco da Gama no ano de 1980. Pouco tempo depois da saída de Roberto do Barcelona, diversos jogadores brasileiros se transferiram para o time catalão; o principal deles foi Evaristo, que se tornou ídolo lá.
Relembre a trajetória de Dinamite com o Vasco
O jogador com mais jogos com a camisa do Vasco é também o com mais gols na história do clube cruzmaltino. E consequentemente, o maior ídolo da história do clube. É claro que estamos falando de Roberto Dinamite. São 1.110 partidas pela equipe de São Januário, 468 a mais que o segundo colocado, Carlos Germano.
Roberto começou na base vascaína com 14 anos, e já foi campeão e artilheiro carioca juvenil em 1970. Aos 16 anos, foi inscrito no Campeonato Brasileiro a pedido do então técnico Mário Travaglini. Estreou no time profissional em novembro de 1971, na derrota por 1 a 0 para o Bahia.
Em 1.110 partidas, Roberto anotou 702 gols. Em toda sua passagem pelo Vasco, Dinamite conquistou o Campeonato Brasileiro em 1974 e os Campeonatos Cariocas de 1977, 1982, 1987, 1988 e 1992. No âmbito de feitos individuais, ele foi artilheiro do Brasileiro (1974 e 1984), artilheiro do Carioca (1978, 1981 e 1985), artilheiro da Copa América (1983), maior artilheiro da história do Vasco, maior artilheiro de São Januário, maior artilheiro do Campeonato Brasileiro e maior artilheiro do Campeonato Carioca.