Sabia dessa? São Januário é o maior estádio do Rio de Janeiro
Ainda interditado pela Justiça, São Januário, desde 1927, é a casa do Vasco, que hoje (21/8), inclusive, comemora 125 anos de fundação. A ‘Colina Histórica’, como é carinhosamente apelidado pelos torcedores do clube, foi construída por negros e operários, que naquela época, eram extremamente segregados do resto da população carioca.
O estádio já foi palco de históricas vitórias e conquistas vascaínas. Recentemente, o estádio recebeu novas pinturas e adequações diante das punições sofridas pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva.
O Estádio Vasco da Gama, mais conhecido como São Januário, devido à parte de sua localização estar na rua de mesmo nome, é o estádio de futebol pertencente ao Club de Regatas Vasco da Gama. Foi inaugurado em 21 de abril de 1927, sendo até hoje o maior estádio particular do estado do Rio de Janeiro. Sua fachada, em estilo neocolonial, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além disso há um Projeto de Lei 1563/96 na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, apresentado em 29 de maio de 1996, com o fim de tombar o estádio e seu complexo esportivo e social, por seu valor histórico, cultural, esportivo e social.
Espera-se que a equipe jurídica do Vasco consiga a liberação de São Januário para que a equipe cruzmaltina possa jogar em seu estádio no decorrer do Brasileirão. Mesmo no Maracanã, a torcida vascaína entende que a Colina Histórica é a sua casa.
Última partida em São Januário foi com vitória
Diante do Grêmio, no último dia seis de agosto, Pablo Vegetti, estreando com a camisa cruzmaltina, marcou o gol da vitória vascaína sobre a equipe gaúcha. Os torcedores cruzmaltinos não veem a hora de poderem estar novamente presentes no estádio.