São Januário foi inaugurado como o maior estádio da América Latina

Há 95 anos era inaugurado o Estádio São Januário, casa do Vasco da Gama. Um estádio construído com recursos da torcida, e que se tornou palco de grandes histórias do futebol. Apesar da ideia de sua construção ter surgido em 1923, foi apenas após a criação da AMEA, uma liga formada pelos clubes de elite da zona sul do Rio de Janeiro, que sua construção foi de fato viabilizada. E quando a Colina História ficou pronta, ela foi inaugurada como o maior estádio da América Latina na época.

Até hoje, o São Januário segue sendo o maior estádio particular do estado do Rio de Janeiro. Sua história está diretamente relacionada com a “Resposta Histórica”, que a diretoria vascaína dedicou aos dirigentes e cartolas da AMEA em 1924. Além das medidas desta liga que excluiam pessoas de certas classes sociais, a AMEA não queria que o Vasco participasse pela ausência de um estádio próprio.

Com uma campanha de arrecadação intensa, o cruzmaltino conseguiu realizar a construção e ergueu o estádio em 1927. No jogo de inauguração, o Gigante da Colina foi derrotado por 5 a 3. No último século, São Januário passou por reformas para adaptá-lo às normas de segurança, o que acabou diminuindo drasticamente sua capacidade.

Na partida de inauguração, estima-se que cerca de 50 mil pessoas estavam presentes na arquibancadas. Oficialmente, o maior público aconteceu em 1978, em partida contra o Londrina pelo Campeonato Brasileiro: aproximadamente 40 mil pessoas estavam presentes no confronto.

A Colina Histórica perdeu o posto de maior estádio da América Latina após a construção do Estádio Centenário de Montevidéu, em 1930. Dez anos depois, perdeu também o posto de maior estádio do Brasil para o Pacaembu, que foi inaugurado com capacidade para 70 mil pessoas. E em 1950, perdeu o posto de maior estádio do Rio de Janeiro (particular ou não particular) para o Maracanã.