Situação matemática do Vasco na Série B se torna delicada
A Série B do Campeonato Brasileiro já se encontra em sua reta final. Com o título praticamente garantido para o Cruzeiro, os times da segunda à quarta colocação se degladiam na batalha para o acesso. Na última rodada, o Grêmio venceu o Vasco da Gama por 2 a 1, e tem 92% de chance de voltar para a elite do futebol brasileiro. No entanto, a derrota colocou o time cruzmaltino em uma situação delicada na tabela.
O Gigante da Colina se encontra na 4ª colocação da competição, somando 45 pontos. O problema é que o 5º colocado Londrina venceu a Chapecoense na última rodada e está a apenas um ponto de desvantagem do cruzmaltino.
Segundo um levantamento realizado pelo Globo Esporte, o time comandado por Jorginho possui apenas 53% de chance de acesso para a primeira divisão – antes da derrota para o Grêmio, o clube tinha 61% de chance de acesso.
Já o Londrina possui 29% de chance de voltar para a Série A pela primeira vez desde 1982. Os outros dois clubes que se encontram na briga pelo acesso são: Ituano, com 40 pontos e 9% de chance; e o Sport, com 40 pontos e 7% de chance.
Com nove rodadas restantes para o fim do campeonato, o Vasco enfrentará: Náutico (casa), Cruzeiro (fora), Londrina (casa), Operário (fora), Novorizontino (casa), Sport Recife (fora), Criciúma (casa), Sampaio Corrêa (casa) e Ituano (fora).
Já o Londrina enfrentará: Tombense (fora), Ponte Preta (casa), Vasco (fora), Guarani (fora), Grêmio (casa), CSA (fora), Sport Recife (casa), Ituano (casa) e Sampaio Corrêa (fora).
Para conseguir o acesso sem necessitar do resultado de outros clubes, o Vasco precisaria vencer sete dos próximos nove jogos. Tarefa difícil para o cruzmaltino, que não vence uma partida fora de casa desde o dia 9 de julho.