Só um time conseguiu ser melhor que o Vasco no Brasileirão 2024
Com a chegada de Rafael Paiva ao comando técnico do Vasco, a temporada cruzmaltina tomou rumos até então inimagináveis. Depois de um início ruim no Campeonato Carioca e no Brasileiro, a projeção era de nova luta contra o rebaixamento, mesmo com mais de R$ 100 milhões investidos em jogadores. Contudo, o treinador de 39 anos melhorou o desempenho do time e tem acumulado estatísticas incríveis.
Uma delas é a pontuação do Cruz-Maltino nos últimos jogos. Em um recorte de 10 partidas, apenas o Fortaleza, líder do Brasileirão, pontuou mais que o Vasco. Além disso, já são oito partidas de invencibilidade como mandante na competição, marca próxima da campanha de 2017, quando acumulou nove jogos sem perder e se classificou para a Libertadores.
Mudança de rota na temporada também passa por mentalidade diferente no vestiário
Além da melhora dentro de campo, o discurso nos bastidores tem sido outro. No lugar da briga contra o rebaixamento, entra a mentalidade de “não negociar a forma como joga, independente do resultado”. Após a vitória sobre o Athletico-PR, por exemplo, Rafael Paiva fez um discurso que casa com esse viés.
“Ganhar jogo tem que ser rotina para nós. É o sexto jogo sem perder. Dá gosto. É três gols para valer dois, está acontecendo com frequência, mas acostuma a ganhar jogo. Nós temos qualidade. Começa a acostumar olhar para cima. Vai ser uma batalha quinta-feira, mas aproveita a vitória de hoje”, afirmou o treinador de 39 anos.
A próxima partida do Gigante da Colina será nesta quinta-feira (29), às 20:00, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. O adversário e o local serão os mesmos de segunda-feira (26): Athletico-PR, em São Januário.