Subiu com o Vasco e agora tem certificado da CBF
O lateral-direito Léo Matos anunciou sua aposentadoria após conquistar o acesso para a Série A com o Vasco da Gama. O ex-jogador já tinha feito um acordo com a 777 Partners de que assumiria um cargo de dirigente/diretor no clube cruzmaltino após pendurar as chuteiras, e agora, conseguiu certificado de um curso da CBF de Formação de Executivos.
Léo publicou o feito nas suas redes sociais. “Uma coisa que a vida me ensinou, é que ninguém dá nada de graça pra ninguém, se você não for buscar, outro com mais disposição que você pega”, publicou o jogador na legenda. “Minha disposição sempre me garantiu!!”, completou.
Desde o fim da Série B em 2022, o ex-jogador está sendo treinado como supervisor para assumir uma função na diretoria do Vasco. Seu papel ainda não foi explicado, mas no ano passado, Léo falou sobre uma conversa que teve com Paulo Bracks, diretor geral do clube, sobre o cargo.
“Tenho o interesse em seguir no futebol em um cargo como supervisor ou coordenador. Ainda não sei de fato o que o Paulo imagina, ainda precisamos conversar para eu entender. Mas ficar no Vasco em um cargo de supervisão para fazer essa conexão entre jogadores e direção, para eu seguir no futebol, tem que ser isso”, afirmou.
Ex-zagueiro do Vasco está fazendo a carreira de técnico na França
Você lembra do zagueiro Cris no Vasco da Gama? Hoje aposentado, o ex-atleta encerrou sua carreira em São Januário, no ano de 2013. Com uma carreira sólida na Europa, Cris tomou um caminho bastante incomum para brasileiros: ele iniciou sua carreira de treinador na França.
O ex-jogador é ídolo do Lyon, e por isso tem grande identificação com o futebol francês. Ele iniciou sua trajetória justamente no Lyon, treinando equipes da categoria de base do clube. Depois, assinou com o MDA Chasselay, que hoje disputa a quarta divisão do Campeonato Francês.
O primeiro grande trabalho de Cris foi no Le Mans, time tradicional da França e que na época estava na terceira divisão. Ele assumiu o clube durante a temporada de 2021/22, e acumulou 16 vitórias, 13 empates e 19 derrotas pela equipe.
Nesta temporada, Cris assinou com o Versailles, também da terceira divisão; e até o momento, o saldo é bastante positivo: dez jogos, seis vitórias, dois empates e duas derrotas. No momento, a equipe do ex-zagueiro ocupa a segunda colocação do campeonato.
Como jogador, Cris também acumula passagens por clubes como Cruzeiro, Bayer Leverkusen, Galatasaray e Corinthians. Pelo Vasco, ele realizou 27 partidas e anotou um gol.