Todos os títulos que Edmundo ganhou no Vasco da Gama
Confira todos os títulos que Edmundo Alves de Souza Neto, o “Animal”, conquistou vestindo a camisa do Club de Regatas Vasco da Gama. O time carioca tem uma vasta lista de ídolos em sua história e isso não é novidade alguma para os seus torcedores. Com uma quantidade grande de taças conquistadas, alguns nomes acabam ficando marcados por seus desempenhos.
No entanto, mesmo com uma lista gigante de atletas que foram destaques em conquistas de diversos tamanhos, poucos acabam se igualando ao que representa o Animal para o clube de São Januário. Além da sua grande identificação com a torcida, onde esteve em sua infância, ele também tinha o poder de representar o Cruzmaltino em campo como poucos fizeram.
Com gols emblemáticos e comemorações memoráveis, aqueles torcedores que acompanharam a trajetória de Edmundo vestindo a camisa alvinegra dificilmente se esquecerão tudo aquilo que foi visto. Além disso, a história também não apaga todas as taças e artilharias conquistadas pelo grande craque enquanto voava dentro do futebol do Rio de Janeiro.
Edmundo é Vasco desde o berço
Com família dividida entre tricolores e cruzmaltinos, Edmundo já contou em entrevista que o que o fez escolher o Vasco da Gama foi a sua tia, que o levou ao jogo e o fez se apaixonar, ainda quando era criança. Depois disso, foi para as categorias de base e conseguiu iniciar sua carreira profissional enquanto vestia preto e branco em São Januário, apesar da passagem pela base do Botafogo.
Apesar de surgir cedo já em seu clube do coração, não foi ali que o então jogador conseguiu adquirir seu grande destaque em primeiro momento. Isso porque, logo no começo da sua carreira, se transferiu para o Palmeiras, onde começou a ter seu reconhecimento em todo o cenário nacional. Principalmente quando ajudou o time a se sagrar bicampeão do Brasileirão, em 1993 e 1994.
Depois de sua passagem pelo futebol paulista, o jogador foi para a Itália e até mesmo defendeu grandes rivais do âmbito estadual, como o Flamengo. Mesmo assim, retornou para São Januário, onde conseguiu grandes honrarias, atingindo o status de verdadeiro ídolo em suas idas e vindas.
Edmundo campeão brasileiro pelo Vasco da Gama
Apesar de ter retornado ao Vasco da Gama em 1996, quando já começou a brilhar, foi no ano seguinte que o grande potencial virou taça. Isso porque, em 1997, Edmundo foi um dos grandes craques do título do Campeonato Brasileiro. Na época, inclusive, foi o artilheiro isolado da competição, com impressionantes 29 tentos marcados. Seu recorde de gols só foi batido, inclusive, quando o sistema do torneio mudou para pontos corridos.
Vale ressaltar que a final daquele ano foi contra o seu ex-time, o Palmeiras, envolvendo diversas polêmicas. Na época, o atacante forçou sua expulsão para garantir que atuasse na decisão. Isso porque, ao receber o amarelo em campo na primeira partida, ficaria fora do jogo de volta. Assim, o vermelho fez com que jogasse, já que, durante a semana, recebeu decisão favorável da Justiça.
Além disso, também é interessante deixar claro que Edmundo também ficou marcado por outra passagem pelo Vasco da Gama, no final da década de 1990, mas foram pelas polêmicas envolvendo Romário. Na época, o ídolo chegou a ser escanteado pela diretoria e emprestado depois de diversas trocas de farpas públicas entre os dois jogadores.
Todos os títulos de Edmundo pelo Vasco
Confira todas as taças do Animal defendendo o Cruzmaltino:
- Campeonato Brasileiro: 1997
- Campeonato Carioca: 1992
- Copa Rio Estadual: 1992
- Taça Guanabara: 1992 e 2000
- Taça Rio: 1992 e 1999
- 3º Turno do Campeonato Carioca: 1997
- Campeonato da Capital: 1992
- Troféu Bortolotti (Itália): 1997
Prêmios individuais de Edmundo
- Equipe ideal da América – El Páis: 1995 e 1997
- Melhor Atacante das Américas – El País: 1995 e 1997
- Bola de Prata da Revista Placar: 1993 e 1997
- Bola de Ouro da Revista Placar: 1997
- Bola de Prata da Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2000
- Jogador do Ano do Vasco: 1992, 1997 e 2008.
Artilharias do Animal:
- Taça Nagoya: 1994 (2 gols)
- Campeonato Brasileiro: 1997 (29 gols)
- Copa do Brasil: 2008 (6 gols)