Torcida do Vasco da Gama voltou após 9 anos
Nesta quarta-feira (19), a Força Jovem, torcida organizada do Vasco da Gama, divulgou uma nota em suas redes sociais que oficializa seu retorno aos estádios após 9 anos de inatividade por conta de uma punição que aconteceu em 2013, quando a TO se envolveu em um briga generalizada em partida contra o Athletico Paranaense, na Arena Joinville.
Na ocasião, o cruzmaltino foi goleado pelo clube paranaense em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o que acabou culminando no segundo rebaixamento do Gigante da Colina para a Série B em sua história. Desde então, a Força Jovem tenta realizar seu retorno, mas sem sucesso.
No entanto, no dia 5 de outubro deste ano, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) congelou a suspensão de torcidas organizadas do estado por 60 dias. Além da Força Jovem, Young Flu (Fluminense), Fúria Jovem (do Botafogo), Raça Fla e Jovem Fla (do Flamengo) também foram beneficiadas com o congelamento.
Na nota, a torcida organizada falou sobre as mudanças que serão realizadas, principalmente em relação ao comportamento e mentalidade. Confira a seguir:
“Agora é oficial: A FORÇA JOVEM DO VASCO ESTÁ DE VOLTA ÀS ARQUIBANCADAS.
Foram nove anos de punição. Nunca na história, uma torcida organizada ficou tanto tempo fora dos estádios como a Força Jovem do Vasco.
Foram anos batendo na trave e a cada ano que passava, as coisas pareciam ficar ainda mais complicadas. Muitos desacreditaram, outros abandonaram e alguns fizeram de tudo para que esse dia nunca chegasse. Porém, muitos acreditaram, continuaram na caminhada e lutaram incansavelmente para que esse dia chegasse.
“CONTRA TUDO E CONTRA TODOS”, em nossa luta, era essa uma triste realidade.
Éramos nós por nós, e pelo Vasco. Remávamos contra a maré e éramos e somos pré-julgados apenas por sermos torcedores organizados. Não tínhamos direito de resposta e muito menos direito a nos defender das falsas acusações.
Tachados como vendidos, marginais e vagabundos até pelo torcedor vascaíno, nos encontravamos cada vez mais num beco sem saída.
E o que fazer para reconquistar a admiração do “povão”, a confiança dos Poderes Públicos e a credibilidade da instituição?
UM NOVO CONCEITO:
Entendemos que era necessário uma mudança de postura e que só com novas atitudes, iríamos conquistar tudo isso outra vez. Com erros e acertos, estamos nos adequando aos dias atuais, mas sem esquecermos nossos ideais e os ensinamentos dos nossos irmãos mais antigos.
O novo conceito trouxe para a torcida grandes conquistas, entre elas: pacificação interna e fim das brigas, reaproximação com aliados e povão, loja física em frente a São Januário, volta da torcida aos estádios, projetos e muito mais.
VASCO POR AMOR:
Nosso foco agora será totalmente em colocar o Vasco de volta à série A, NA MARRA, como já vem sendo feito o campeonato inteiro pelas demais torcidas coirmãs.
Temos certeza que, assim como em 1970, quando nasce a Força Jovem do Vasco e o Club de Regatas Vasco da Gama conquista um título após onze anos de jejum, em 2023 será a retomada do gigante e o começo de uma nova era. Afinal, juntos somos mais fortes.
Reúnam os afastados, achem os perdidos e juntem-se a nós, porque o EDDIE VOLTOU e veio para reinar.
Acima de tudo, abaixo de nada!“