Torcida do Vasco torcerá pelo Botafogo na final da Libertadores
Neste sábado (30), às 21:30, o Vasco recebe o Atlético-GO em São Januário, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em busca de uma vaga na próxima Libertadores, o Cruz-Maltino ocupa a 11ª colocação, com 43 pontos, e ainda enfrentará Atlético-MG e Cuiabá até o fim da temporada. No mesmo dia, inclusive, o vascaíno precisará torcer para outro clube além do seu time de coração.
Um pouco antes do duelo pelo Brasileirão, às 17:00, Botafogo e Atlético-MG fazem a final da Copa Libertadores. Caso o Glorioso seja campeão, o G7 vira G8, posição na qual o Vasco está a apenas quatro pontos de distância. Com o Galo campeão, no momento apenas o número de vagas na Sul-Americana aumentaria. Para a criação do G8 com o título mineiro, a equipe de Gabriel Milito precisaria chegar à sétima colocação (atualmente é o 10º, a quatro pontos do Cruzeiro (7º)).
Há quanto tempo o Vasco não joga a Libertadores? Relembre
Campeão do Sul-Americano de 1948, Libertadores de 1998 e Mercosul de 2000, o Vasco da Gama disputou a Glória Eterna pela última vez em 2018. Em 2017, o Cruz-Maltino se classificou para a Pré-Libertadores, ocupando a sétima posição com 56 pontos. No ano seguinte, enfrentou Universidad Concepción-CHI (6×0 no agregado) e Jorge Wilstermann-BOL (4×4 no agregado, 3×2 nos pênaltis) na fase preliminar.
No Grupo E, com Racing-ARG, Cruzeiro e Universidad de Chile, o Cruz-Maltino somou cinco pontos em seis jogos, com uma vitória, dois empates e três derrotas. Ao conseguir a terceira colocação por conta de saldo de gols, foi para a segunda rodada da Copa Sul-Americana, onde enfrentou a LDU-EQU. Com a derrota por 3×1 no estádio Casa Blanca e a vitória por 1×0 em São Januário, o Vasco acabou eliminado da competição, na qual não participa desde 2021.