Trio do Vasco bate rivais e chega ao top-10 do Brasileirão
Em um levantamento realizado pela Soccerment Blog, três jogadores do Vasco aparecem em lista muito importante do Campeonato Brasileiro. Gabriel Pec, Lucas Piton e o argentino Orellano representam a equipe cruzmaltina entre os jogadores com menos de 23 anos de idade com mais assistências esperadas na Série A.
Gabriel Pec, inclusive, é o segundo atleta melhor ranqueado no quesito. O ponta vascaíno tem 3.32 assistências esperadas e só fica atrás do meio-campista Bitello, do Grêmio, que acumula 3.35 chances criadas.
Na quinta posição, o lateral que mais acerta cruzamentos na competição, Lucas Piton tem 2.17 assistências esperadas e fecha com top-5 jogadores que angariam o quadro sub-23 de atletas do Brasileirão.
Luca Orellano é o novo jogador que mais tem assistências esperadas; são 1.49 no fundamento. O argentino, inclusive, deve retornar à equipe titular do Vasco na próxima partida do Gigante, contra o Palmeiras, neste domingo (27) que se avizinha.
Os três jogadores são completamente importantes para a equipe de Ramón Díaz. Todos são vistos como titulares dentro do elenco cruzmaltino pelo rendimento obtido nas últimas partidas. Gabriel Pec, por exemplo, é o jogador que mais conseguiu marcar gols e assistências pelo Gigante no ano; no total, foram nove tentos anotados e três assistências contribuídas.
Piton é titular absoluto da posição
Na última janela de transferências, o Vasco tratou de contratar um substituto para Lucas Piton. O lateral vascaíno esteve suspenso na partida diante do Cruzeiro, pela 14ª rodada do Brasileirão. O treinador William Batista, comandando o Vasco de forma interina à época, preferiu mudar o esquema tático e utilizar três zagueiros, ao improvisar os atletas da base disponíveis naquela ocasião. Agora, Jefferson, ex-jogador do Atlético-GO, é o substituto de Piton, mas ainda não teve a oportunidade de estrear com a camisa cruzmaltina.