Vasco bate recorde de 190 jogos na Série B

A situação do Vasco da Gama tem sido bastantes complicada nos últimos anos. Atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro, o cruzmaltino corre risco de não conseguir o acesso caso seja derrota para o Ituano na última rodada. E essa partida representa não só um “novo começo” para o Gigante da Colina, como também lembra o clube da terrível fase enfrentada na última década.

No domingo, o Vasco realizará sua 190ª partida na Série B do Campeonato Brasileiro. O cruzmaltino já participou de cinco edições do torneio: em 2009, 2014, 2016, 2021 e 2022. Foram três acessos na primeira tentativa nas três primeiras edições, algo que acabou não se repetindo em 2021. E neste ano, o Almirante vive o drama de não conseguir novamente o acesso.

Nos 189 jogos realizados na Série B até o momento, o cruzmaltino possui 86 vitórias, 54 empates e 49 derrotas. Foram 252 gols marcados e 194 sofridos. A pior campanha foi em 2021, quando a equipe terminou na 10ª colocação com 49 pontos.

O que o Vasco precisa para conseguir o acesso

A derrota do Vasco da Gama para o Sampaio Corrêa na última rodada da Série B do Campeonato irá assombrar o torcedor cruzmaltino por um bom tempo. Além do revés ter aparecido no último minuto do confronto, o Gigante da Colina desperdiçou a chance de conquistar o acesso de maneira antecipada para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Com a derrota, o Vasco viu o Ituano seguir vivo na disputa pela vaga no G4. O time do interior paulista venceu o Londrina na última rodada da Série B e agora irá enfrentar o próprio Gigante da Colina na rodada final da competição; quem vencer, ganha o acesso. E claro, em caso de empate, o cruzmaltino que sobe.

Mas mesmo em caso de derrota, o Vasco ainda terá chance de acesso. Isso porque existem outros dois times na disputa por uma segunda vaga: Bahia e Sport. Se perder para o Ituano, o cruzmaltino terá que torcer para o Sport não golear o Vila Nova fora de casa e para que o Bahia perca por pelo menos três gols de diferença para o CRB.

Isso porque o Bahia está empatado com o time carioca em pontos, mas se encontra na frente por saldo de gols. E o Sport, sexto colocado, está três pontos atrás do cruzmaltino, e uma diferença de cinco gols no saldo.