Vasco bateu o martelo e definiu o futuro de Alex Teixeira
A segunda passagem de Alex Teixeira deve terminar no final desta temporada, quando seu contrato encerra com o Vasco da Gama. A cria da base do Vasco retornou no meio da temporada passada, quando assinou a custo zero, depois de deixar o Besiktas.
Revelado nas categorias de base do Gigante da Colina, Alex Teixeira deixou o Rio de Janeiro em 2010, quando foi anunciado como reforço do Shakhtar Donetsk, custando 6 milhões de euros. Na Ucrânia, Alex Teixeira marcou com sua carreira e levantou vários troféus com o Shakhtar: quatro vezes campeão da Taça da Ucrânia, e cinco vezes campeão da primeira divisão.
Alex Teixeira foi revelado pelo Vasco em 2008
Ao todo, Alex Teixeira tem 223 atuações com a camisa do Shakhtar Donetsk, balançando a rede 89 vezes e colaborando com mais 25 passes para gols. Depois de sua passagem na Ucrânia, o brasileiro foi vendido para o futebol chinês por 50 milhões de euros, e se tornou jogador do Jiangsu FC.
Em sua passagem pela China, Alex Teixeira entrou em campo em 153 oportunidades, marcando 73 gols e 43 assistências. Antes de retornar ao Brasil, o atacante teve breve passagem pelo Besiktas, onde entrou em campo 31 vezes, marcou quatro gols e colaborou com mais uma assistência.
Com o Vasco da Gama em 2023, o espaço para Alex Teixeira ficou muito pequeno, depois da chegada de Ramón Díaz. O técnico assumiu o time antes da derrota por 2 a 0 para o Athletico Paranaense. Desde então, em 14 partidas, Alex Teixeira só entrou em campo em duas oportunidades: derrota para o Palmeiras por 1 a 0 (jogou 24 minutos), e derrota por 4 a 1 para o Santos (jogou 9 minutos).