Vasco conseguiu feito histórico e entrou na galeria dos campeões ao lado do Real Madrid
Há quase 27 anos, no dia 12 de agosto de 1998, o Vasco da Gama se consagrou o melhor time da América. Ao vencer o Barcelona de Guayaquil nos dois jogos da decisão da Copa Libertadores, o Cruz-Maltino conquistou a América do Sul pela segunda vez. A primeira foi em 1948, com o Sul-Americano de Campeões, precursor da Libertadores.
O feito do clube carioca, entretanto, teve um sabor a mais. A conquista máxima do futebol sul-americano veio justamente no ano do centenário do Gigante da Colina. Anos depois, apenas Real Madrid (2002), Olimpia (2002), Boca Juniors (2005), América-MEX (2016) e Esperance de Tunis (2019) repetiram o feito do Vasco. Essas cinco equipes também foram campeãs internacionais na temporada em que completaram 100 anos de existência.
Vasco e Real Madrid se reencontraram em 1998
Após o Torneio de Paris, em 1957, o Real Madrid enfim teve sua revanche contra o Cruz-Maltino. Em 1998, as duas equipes se reencontraram após o 4×3 na França. Dessa vez, o time espanhol se saiu melhor, sendo campeão mundial com gols de Roberto Carlos e Raúl. Juninho Pernambucano foi o autor do gol do Gigante da Colina, que dominou a partida.
Em entrevista à “ESPN”, o ex-zagueiro Mauro Galvão relembrou a grande decisão. “Chegar em uma final do Mundial é sempre muito importante. É um jogo único e tem que ser eficiente ao máximo e não dar chance ao adversário. Fizemos uma boa partida e fomos talvez até um pouco melhores do que o Real na maioria do tempo. Foi um jogo equilibrado”, disse em 2018.