Vasco conseguiu feito histórico que apenas outros dois times foram capazes de fazer
Na noite da última quarta-feira (6), o Vasco da Gama ganhou do Red Bull Bragantino e conseguiu escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O Clube do Rio de Janeiro terminou a competição nacional na 15ª posição com 45 pontos, dois pontos a mais que o Santos, 17º colocado e que vai jogar a Segunda Divisão pela primeira vez em sua história. O Alvinegro Praiano foi derrotado dentro de casa por 2 a 1 pelo Fortaleza.
O outro time envolvido na briga contra o rebaixamento era o Bahia, que se salvou derrotando o Atlético Mineiro na Arena Fonte Nova pelo placar de 4 a1.
O Vasco nunca foi rebaixado quando abriu a última rodada fora do “Z4”
Segundo a conta no Twitter “DataFut” (@DataFutebol), o Gigante da Colina é apenas o terceiro time a se salvar do rebaixamento, após somar menos de 10 pontos chegando na 14ª rodada (Vasco e América Mineiro somavam nove pontos, com duas vitórias, três empates e nove derrotas).
Além do Vasco, a Portuguesa se salvou em 2013, mas foi rebaixada nos tribunais, e o Ceará conseguiu se salvar da Série B em 2018. A reação vascaína no Brasileirão de 2023 começou com a chegada de Ramón Diaz e dos reforços da janela de transferências do meio da temporada, como Payet, Medel, Vegetti, Rossi, entre outros.
Contando apenas a campanha do segundo turno da competição nacional, o Vasco foi o 7º colocado, somando 29 pontos em 19 partidas. Foram oito vitórias, cinco empates e seis derrotas, com 26 gols marcados e 22 sofridos, e o aproveitamento foi de 50.88%. O Atlético Mineiro foi o líder do returno com 39 pontos e aproveitamento de 68.42%.