Vasco da Gama foi campeão da Copinha São Paulo comandado por Valdir Bigode
Durante os anos 90, a Copa São Paulo de Futebol Juniores, conhecida como “Copinha”, revelou inúmeros craques para o futebol brasileiro. Em 1992, o Vasco da Gama conquistou o título da competição, contando com inúmeros jovens craques em seu elenco.
Leandro Ávila, Pimentel, Yan e Gian eram alguns dos nomes que faziam parte daquele time. No entanto, havima dois atletas que se destacavam dos demais e se tornaram verdadeiros craques do futebol jogando profissionalmente: Edmundo, o Animal, e Valdir Bigode.
Naquela edição da Copinha, 24 times foram distribuídos em quatro grupos de seis equipes cada. Na primeira fase, a vida do Gigante da Colina não foi fácil. O cruzmaltino conquistou vitórias convincentes contra times como Portuguesa, Atlético Mineiro, mas perdeu para o Bahia e ficou no empate com Nacional e São Paulo.
Mesmo assim, o time de São Januário se classificou na segunda colocação, com sete pontos. Nas quartas, o cruzmaltino eliminou a Ponte Preta por 3 a 1. Nas semis, derrotou o Santa Tereza, de Minas Gerais, por 2 a 0.
A final foi contra o São Paulo, que chegou à final derrotando o Corinthians por 1 a 0, em partida que ficou marcada pela morte de uma criança de 13 anos nas arquibancadas ao ser atingido por uma bomba jogada pela torcida do São Paulo.
Na decisão, o cruzmaltino não pode contar com três importantes jogadores: Edmundo, Yan e Gian, que estavam junto ao elenco profissional do Vasco. Treinado por Gaúcho, o Gigante da Colina ficou no empate por um a um com o tricolor paulista no tempo regulamentar, com um gol marcado por Valdir Bigode.
A partida se encaminhou para as penalidades máximas; Vitor, Tinho, Viana, Leandro Ávila e Fábio converteram as cobranças para o cruzmaltino. Mona perdeu a cobrança para o São Paulo e o Gigante da Colina ficou com o título.