Vasco da Gama foi o maior campeão do Torneio Relâmpago
Você provavelmente não deve lembrar do Torneio Relâmpago. Ou melhor, sequer era nascido quando a competição acontecia. O Torneio Relâmpago foi uma competição que reuniu grandes clubes do Rio de Janeiro na década de 1940. Em quatro edições realizadas, o Vasco da Gama é o maior vencedor, com dois títulos conquistados.
O formato de disputa era bem simples: jogavam as equipes em um grupo único entre todas as demais, e se consagraria campeã aquela que mais pontos somasse. Cada vitória valia 2 pontos, empate 1 ponto e derrota nenhum ponto, conforme o padrão de pontuação usado no Brasil até 1994.
Todas as edições contaram com a participação de todos os quatro “grandes” clubes do futebol carioca, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama, além da presença de outros clubes com o América e o São Cristóvão. O Vasco foi campeão as edições de 1944 e 1946, com Botafogo e Fluminense como vice-campeões, respectivamente.
Em 1944, o time base do Vasco era composto por Yustrich, Zago e Rafanelli; Alfredo (Otacilio), Eli e Argemiro; Djalma (Cordeiro), Lelé, Isaías (Elgen), Jair e Chico. O técnico era Ondino Vieira. O cruzmaltino venceu praticamente todos os seus adversário por goleado, acumulando apenas um empate por 2 a 2 contra o Fluminense. Os artilheiros do Gigante da Colina foram Lelé, Chico e Jair, com 3 gols cada.
Já em 1946, o time era composto por Barbosa, Rubens e Sampaio; Eli (Alfredo), Dino (Nílton, Moacir) e Jorge; Santo Cristo, Djalma, João Pinto, Elgen e Friaça, novamente com Ondino Vieira de treinador. O Vasco chegou a sofrer uma sonora goleada de 8 a 4 para o Botafogo, mas mesmo assim conquistou o título com 3 vitórias, um empate e uma derrota. Santo Cristo, Djalma, João Pinto, Elgen e Friaça, foram os artilheiros, com dois gols cada.
O Torneio Relâmpago foi uma competição de futebol profissi