Vasco da Gama foi o primeiro a marcar e vencer no “novo Maracanã”
Você sabia que o Vasco da Gama foi o primeiro time a marcar um gol e vencer uma partida no “novo Maracanã”? Em 2010, o Estádio Mário Filho foi demolido para atender aos padrões da Fifa para a Copa do Mundo de 2014.
Depois da inauguração da arena com um amistoso festivo e da realização de um amistoso da seleção e três partidas da Copa das Confederações, foi marcado o clássico entre Vasco e Fluminense para o dia 21 de julho de 2013, no que seria a primeira partida entre clubes do novo Maracanã.
O placar foi de 3 a 1 e o autor do primeiro gol foi Juninho Pernambucano, aos 16 minutos do primeiro tempo. Depois, o Reizinho da Colina deu um belo passe para André marcar o segundo, já no segundo tempo. O Fluminense diminuiu e Tenório marcou o terceiro gol cruzmaltino já no final da partida.
Vasco da Gama foi o primeiro campeão estadual no Maracanã
Considerado um dos maiores monumentos da história do futebol, o Maracanã é um dos estádios que mais representam o esporte no Brasil, e já foi casa de muitas partidas do Vasco da Gama. Inaugurado no dia 16 de junho de 1950, se tornou o estádio com mais capacidade em todo o mundo, com 155 mil espectadores.
A primeira partida aconteceu entre a Seleção Carioca e a Seleção Paulista, que teve os paulistas como vencedores. No mesmo ano, aconteceu a Copa do Mundo, que teve o Uruguai como vencedor, em final que ficou marcada pelo famoso “Maracanazzo”. No entanto, você sabia que o Gigante da Colina foi o primeiro clube a conquistar um título no lendário estádio?
No ano de 1951, Vasco e América se enfrentaram na última rodada do estadual para decidir o primeiro campeão Carioca da história do Maracanã. Com um público de cerca de 120 mil pessoas, o Gigante da Colina chegou como o grande favorito para conquistar a taça, já que havia sido campeão invicto um ano antes.
O cruzmaltino, treinado por Flávio Costa, entrou em campo com Barbosa; Augusto e Laerte; Eli, Danilo e Jorge; Alfredo, Ademir Menezes, Ipojucan, Maneca e Dejair. Estrela do time, Ademir abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo, mas Maneco empatou para o América logo em seguida.
O gol do título veio aos 29 minutos, novamente com Ademir Menezes. Após um lindo passe de Ipojucan, o “Queixada” tirou do goleiro e botou o Vasco na frente do placar. Ao final da partida, os jogadores do Expresso da Vitória deram a volta Olímpica no Maracanã, primeira de um clube brasileiro.