Vasco da Gama ganhou o Sul-Americano de Campeões. Você sabia?
Há 74 anos, o Vasco da Gama se tornava o primeiro clube brasileiro a conquistar um título internacional. Em 1948, o Gigante da Colina, no auge da era do “Expresso da Vitória”, derrotou o River Plate e se sagrou campeão de forma invicta do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, considerado o “embrião” do que é hoje a Copa Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa.
A competição contava com os principais clubes dos países sul-americanos, que foram convidados pelo organizador do torneio, o Colo-Colo, do Chile. Além do time chileno e do Vasco, também participaram Emelec, do Equador, Nacional, do Uruguai, El Litoral, da Bolívia, Municipal, do Peru, e River Plate, da Argentina.
O campeonato se iniciou no dia 14 de fevereiro, e era disputado no formato de pontos corridos. O Vasco estreou com uma vitória por 2 a 1 contra o Litoral, e venceria as próximas três partidas, contra Nacional, Emelec e Municipal. Na segunda rodada, o cruzmaltino perdeu seu melhor jogador, Ademir Menezes, por lesão no pé.
Com isso, o favoritismo para o título ficou com o River Plate, que tinha um time qualificadíssimo na época, com craques como Alfredo Di Stéfano. Na penúltima partida, o Vasco enfrentou os anfitriões da competição, o Colo-Colo. Com um gol solitário de Friaça, o Gigante da Colina conquistou a vitória. Na mesma rodada, o River foi derrotado pelo Nacional.
O cruzmaltino precisaria apenas de um empate contra os argentinos para conquistar o caneco – e assim foi. Mesmo com um a menos em campo, o Vasco ficou no 0 a 0 com o River e levantou a primeira taça de um clube brasileiro em competições internacionais.