Vasco da Gama tem o costume de massacrar o campeão europeu
Você sabia que o Vasco é o único clube de fora da Europa que já derrotou o campeão europeu (vencedro da Champions League) quatro vezes na história? O Gigante da Colina é o único time brasileiro e das Américas a conseguir tal feito. Os feitos aconteceram em quatro temporadas distintas.
A primeira vez foi em 1956, onde o Almirante venceu o Real Madrid por 2 a 0, em um jogo amistoso realizado um dia após o término da Pequena Copa do Mundo. Com a vitória, o Vasco se tornou o primeiro clube não-europeu a vencer um campeão europeu.
A segunda vez foi novamente contra o Real Madrid, em 1957, vencendo por 4 a 3. “O grande Real Madrid campeão da Europa, o intocável Real vencedor de todas as constelações europeias estava aprendendo a jogar futebol. O Real Madrid não é o maior time do mundo. Sobre isso, falem com o Vasco da Gama”, publicou o jornal francês L’Équipe na época.
Em 1992, a vítima da vez foi o Barcelona, com uma vitória por 3 a 1. E por fim, em 2000, o Gigante da Colina derrotou o Manchester United no Mundial de Clubes, também por 3 a 1. Até hoje, o Vasco segue sendo o único time a vencer o campeão europeu e não ser campeão do Mundial da FIFA, já que foi derrotado na mesma competição para o Corinthians na final.
Quando o Vasco goleou o Barcelona por 7 a 2!
Você sabia que o Vasco da Gama já goleou o Barcelona por 7 a 2? O jogo histórico aconteceu no dia 23 de junho de 1957, no antigo estádio do Barça, o Les Corts, na Catalunha. O jogo foi de caráter amistoso, e realizado pouco menos de um mês antes da inauguração do estádio Camp Nou, que é a atual casa da equipe catalã.
O time vascaíno treinado por Martim Francisco entrou em campo com: Carlos Alberto; Dario, Viana, Orlando e Ortunho; Laerte e Válter; Sabará, Livinho, Vavá e Pinga. Já o Barcelona, comandado por Doménec Balamanyá, foi escalado com: Ramallets; Olivella, Brugué (Rodrí), Segarra, Flotats, Vergés (Gracía), Basora (Tejada), Villaverde, Martínez, Evaristo de Macedo e González.
Laerte foi o grande destaque do Gigante da Colina no confronto, anotando três gols. O marcador vascaíno foi completado por Vavá, com dois gols, Válter e Wilson Moreira. Villaverde e Martínez fizeram os gols de honra dos blaugranas.
Curiosamente, o grande craque do Barcelona na época era o brasileiro Evaristo de Macedo, um dos primeiros ídolos do Brasil no Velho Continente. A base do time culé que enfrentou o Vasco viria a ser campeã do título espanhol, em 1959, além de também conquistar a Copa UEFA (atual Liga Europa) em 1958 e 1960.
Em 2021, o Vasco da Gama relembrou o triunfo contra a equipe espanhol em suas redes sociais. “Há 64 anos, o Vasco aplicava uma goleada de 7×2 sobre o Barcelona em seu estádio, uma das maiores já sofridas pelo poderoso clube catalão”, publicou o Cruzmaltino