Vasco da Gama vai à França por Bambu
Procurando reforçar o setor defensivo, o Vasco da Gama está próximo de fechar a contratação do zagueiro Robson Bambu, do Nice, que defendeu o Corinthians por emprésitmo nesta temporada. As negociações se encontram em estágio avançado e a tendência é que Bambu seja emprestado ao cruzmaltino por um ano.
O jogador é aguardado no Rio de Janeiro para realizar exames médicos nesta quinta-feira (29). Caso seja aprovado, o zagueiro integrará o elenco do Gigante da Colina na semana que vem. Bambu foi revelado no Santos e ganhou destaque atuando pelo Athletico Paranaense. O atleta possui contrata com o Nice até 2025.
Com a camisa do Corinthians, Bambu não agradou e ficou marcado por erros defensivos. Foram apenas 12 jogos com a camisa do clube paulista. Para a posição de zagueiro, o Vasco já anunciou a contratação de Léo, ex-São Paulo.
Famoso zagueiro que poderia resolver os problemas do Vasco ficará livre
Em busca de reforços no mercado, o Vasco da Gama pode ter seus problemas defensivos resolvidos com um jogador de grande renome e que está sem clube. Trata-se do colombiano Yerry Mina, de 28 anos. O zagueiro possui contrata com o Everton até junho de 2023, e já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube a partir de janeiro. A tendência é que o clube inglês não faça esforços para manter o jogador na equipe.
Yerry fez a sua estreia como profissional em 20 de março de 2013, aos 18 anos de idade, atuando pelo Deportivo Pasto, em uma partida válida pela Copa Colômbia, contra o Deportivo Cali. Ele fez parte da campanha do Deportivo Pasto na Copa Sul-Americana de 2013, em que sua equipe passaram à fase eliminatória.
No fim de 2013, Mina acertou sua ida para o Independiente Santa Fe, que disputaria em 2014 a Copa Libertadores. Fez sua estreia pela equipe em 24 de janeiro de 2014, num jogo contra o Águilas Doradas, ganho pelo time de Santa Fe por 3 a 0. Mina se consolidou como peça chave do elenco em 2015, também sendo considerado como uma das maiores promessas do futebol sul-americano.
O colombiano assinou com o Palmeiras em 2016, porém ficou emprestado ao Independiente até o fim do campeonato colombiano, em maio daquele ano. Ele fez sua estréia pelo clube alviverde em 4 de julho, na vitória por 3 a 1 sobre o Sport Recife. Seu primeiro gol foi marcado no jogo seguinte, em um empate por 1 a 1 contra o Santos.
Em sua primeira temporada no Palestra Itália, colecionou também convocações para a seleção principal de seu país. No final do ano, Mina se sagrou campeão brasileiro com o Palmeiras e ainda fez parte da melhor defesa do torneio. Em 2017, ele fez parte da seleção da Copa Libertadores.
No dia 8 de janeiro de 2018, o Barcelona confirmou a contratação de Mina, que assinou contrato até junho de 2023. Fez sua estréia em 8 de fevereiro, na vitória do Barcelona por 2 a 0 sobre o Valencia, em uma partida válida pelas semifinais da Copa do Rei da Espanha. Após não conseguir se firmar no clube, ele assinou com o Everton, da Inglaterra, no mesmo ano.
Mina está há quatro temporadas nos Toffees, e viveu altos e baixos no clube da Premier League. Na última temporada, ele realizou apenas 14 jogos com a equipe.