Vasco é confirmado como o melhor time e o máximo que os rivais podem fazer é chorar
Há 26 anos, o Vasco completava 100 anos de uma das mais belas histórias do futebol brasileiro. Além da marca, repleta de lutas e momentos marcantes, o Cruz-Maltino teve um de seus melhores anos no quesito esportivo.
Em 1998, o clube se tornaria o primeiro time brasileiro a ser campeão estadual em seu centenário. Além disso, teve sua maior conquista dentro do futebol: a Copa Libertadores da América. Outras taças como Taça Rio e Taça Guanabara também pararam na galeria de troféus de São Januário.
Relembre o título da Libertadores de 1998
No ano que se tornaria um dos melhores da vida de qualquer vascaíno, o Gigante da Colina começou mal na competição. Em um grupo com Grêmio, Chivas-MEX e América-MEX, o Vasco não venceu nenhuma das três primeiras partidas, todas disputadas fora de casa. Contudo, o time fez valer o fator casa e ficou invicto em São Januário: duas vitórias e um empate, que deram a segunda posição na primeira fase.
Assim como no Grupo 2, o Cruz-Maltino não teve vida fácil no mata-mata. Nas oitavas de final, a equipe de Antônio Lopes eliminou o Cruzeiro, atual campeão da Libertadores na época. Já nas quartas, despachou o Grêmio, que venceu a competição em 1995. Nas semis, o Vasco derrotou o River Plate, que também tinha recentemente levantado a taça do principal torneio sul-americano, em 1996.
A partida, inclusive, ficou marcado pelo histórico gol de Juninho Pernambucano, que virou música da torcida cruzmaltina. Para finalizar, o Vasco enfrentou o Barcelona de Guayaquil na grande decisão, onde venceu os dois jogos e corou uma campanha histórica na Libertadores com o título.