Vasco é o time em que os técnicos mais dão errado na Série A
Um levantamento feito pelo Portal UOL apontou os clubes que mais trocaram de treinadores desde 2020. Inúmeros motivos se dão pelo fato das diretorias mandarem seu técnicos embora, porém, má fase é um critério bastante utilizado para tal.
Desde que ascendeu à segunda divisão do campeonato nacional, Vasco e Cruzeiro trocaram de comando 10 e oito vezes, respectivamente. Não à toa, isso pode explicar porque o Gigante e o Cabuloso são os que mais trocaram de treinadores desde o início da década. Ainda assim, outras contrapartidas podem ser analisadas.
Muito se comenta o propósito de realmente alterar o comando de uma equipe. O fato é: estatisticamente, é tão ruim que mudanças sejam feitas? O Athletico-PR, que chegou à final da Copa do Brasil, em 2021, além de decidir o título da Libertadores, em 2022, está na terceira colocação dos clubes que mais trocaram de técnico. Mesmo perdendo as competições citadas para Atlético-MG e Flamengo, respectivamente, o Furacão já ocupa a primeira prateleira do futebol nacional e há um bom tempo.
Clubes brasileiros que mais trocaram de técnicos desde 2020:
- Vasco (10)
- Cruzeiro (8)
- Athletico, Bahia, Botafogo, Goiás e Santos (7)
- Cuiabá e Flamengo (6)
- Atlético-MG, Coritiba, Grêmio e Internacional (5)
- América-MG, Corinthians e Fluminense (4)
- Fortaleza (3)
- Red Bull Bragantino e São Paulo (2)
- Palmeiras (1)
Vasco teve 10 treinadores diferentes desde 2020
Desde o início da década, o Vasco já contou com 10 treinadores diferentes. São eles: Abel Braga, Ramon Menezes, Ricardo Sá Pinto, Vanderlei Luxemburgo, Marcelo Cabo, Lisca, Fernando Diniz, Zé Ricardo, Maurício Souza, Jorginho e Maurício Barbieri.
O clube mais vencedor do país nestes últimos anos foi o único que não trocou o comando. No Palmeiras há quase quatro anos, Abel Ferreira empilha troféus desde sua chegada e está próximo de ganhar mais um Campeonato Paulista. Na final do estadual, o Porco vai enfrentar o Água Santa.