Vasco é um dos 5 piores da Série A no ano
Desde o início dos campeonatos estaduais, as equipes que vão disputar a Série A deste ano vem se reforçando e se preparando para a abertura do torneio mais longo do calendário: o Campeonato Brasileiro de 2023 será, para muitos, um dos mais disputados de todos os tempos.
A expectativa é muito alta, tendo em vista a quantidade de clubes do mesmo estado e região, aumentando o nível de disputa pela quantidade de clássicos a serem disputados, além do maior investimento recente em equipes que antes eram consideradas apenas coadjuvantes.
No ranking dos melhores aproveitamentos entre esses clubes, o Vasco ocupa a 15ª colocação com um aproveitamento de 60% até aqui. Com 15 jogos disputados, a equipe de Barbieri já venceu oito partidas, empatou três e perdeu outros quatro jogos.
Por outro lado, com 27 gols marcados na temporada de 2023 (contando apenas os jogos oficiais), o Vasco é o oitavo clube entre os 20 melhores do Brasil que mais balançou as redes do adversário.
Empates e derrotas foram cruciais para frustração vascaína
Mesmo com um número elevado de vitórias e gols marcados, comparados aos números mais frustrantes, o Vasco não conseguiu vencer o ABC, em casa, na segunda fase da Copa do Brasil, levando a disputa da vaga para a próxima fase aos pênaltis. Infeliz nas cobranças, a equipe do Gigante deixou a competição que mais paga aos clubes brasileiros.
No Cariocão, duas derrotas para o Flamengo na fase semifinal foram decisivas para que o Vasco ficasse sem jogar de forma oficial por pouco menos de 30 dias. As outras duas derrotas vascaínas foram diante de Fluminense e Volta Redonda, por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente, ambas pela Taça Guanabara.