Vasco entra na justiça para tomar o controle do Maracanã
O Vasco da Gama vai novamente acionar a Justiça do Rio de Janeiro para concorrer à administração do Maracanã. A ação do clube foi enviada ao TJRJ na última segunda-feira. O atual Termo de Permissão de Uso (TPU), concedido a Flamengo e Fluminense, termina na próxima segunda-feira, mas deve ser renovado aos clubes novamente, pelo menos segundo Rodolfo Landim.
Caso isso seja confirmado, seria o 10º período de 180 dias que Flamengo e Fluminense “continuam com o Estádio”. Isso ocorre desde abril de 2019, e o Governo justifica as cessões por “situação emergencial”, algo contestado pelo Vasco.
Vasco quer participar de termo para jogar no Maracanã
Ainda no final de setembro, o Vasco já manifestou a vontade de participar do TPU para poder usar o estádio. Outro pedido recente feito pelo Gigante da Colina foi para usar o Maracanã em duas oportunidades diferentes: no clássico contra o Botafogo, e no jogo contra o Corinthians. O Governo do Estado e a Casa Civil não se manifestaram sobre o pedido.
O clássico entre Vasco e Botafogo está marcado para o dia 5 de novembro, e será válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo de times do Rio de Janeiro também pode acontecer em São Januário ou em Volta Redonda. A partida contra o Corinthians é no dia 26 de novembro e válida pela 36ª rodada.
Em abril deste ano, quando outro TPU se encerrou, o Vasco tentou fazer movimento parecido com o que faz agora, mas não obteve sucesso. O departamento jurídico do clube entrou com mandado de segurança, e o pedido era de liminar para que a Casa Civil do Estado realizasse chamamento público para a concorrência.