Vasco fez 7 gols no Flamengo e aplicou a maior goleada da história
Há pouco mais de 93 anos, em 26 de abril de 1931, o Vasco aplicava a maior goleada da história do Clássico dos Milhões. Em partida válida pelo primeiro turno do Carioca daquele ano, o Gigante da Colina fez 7×0 sobre o rival em São Januário. Os gols foram marcados por Russinho (4), Mário Mattos (2) e Sant’Anna.
Aquele período ficou marcado pela dominância do Cruz-Maltina. Entre 1928 e 1931, os times se enfrentaram em oito oportunidades, todas vencidas pelo Vasco. Além disso, quatro jogadores daquele time foram para a Copa do Mundo de 1930, no Uruguai: Brilhante, Itália, Fausto e Russinho.
Mais informações sobre o time e o duelo
Vale lembrar que a base da equipe era formada por boa parte do time campeão estadual em 1929, quando o Vasco venceu o America por 5×0 na final, depois de dois empates na série melhor de três. Em 1930, um ano antes da vitória histórica sobre o Flamengo, a vítima foi o Fluminense.
Em São Januário, o Gigante da Colina aplicou um 6×0 no Tricolor das Laranjeiras, goleada que se tornou a maior desse clássico. Em 1931, o Vasco ainda se tornou o segundo clube brasileiro e o primeiro carioca a ser convidado para uma excursão à Europa. O primeiro foi o Paulistano, em 1926.
O time do 7×0 contava com Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto (que foi substituído por Nesi quando foi expulso, como funcionava a regra na época) e Mola; Baiano, Oitenta e Quatro, Russinho, Mário Mattos e Santana.