Vasco foi eleito o 2º melhor time do mundo

Em 1998, o Vasco da Gama era um dos grandes times do futebol brasileiro. A equipe do Rio de Janeiro conquistou a Copa Libertadores da América daquela temporada, derrotando o Barcelona de Guayaquil na final (2 a 0 e 2 a 1 nos jogos das finais).

No ranking de melhores clubes do mundo daquele ano feito pela IFFHS, o Gigante da Colina foi o 2º colocado atrás apenas da Inter de Milão (o Bayern de Munique fechou o pódio na terceira posição).

Ramon falou sobre o time de 1998 e do Mundial contra o Real Madrid

No mundial, realizado no final do ano, o Vasco foi derrotado pelo Real Madrid por 2 a 1, mas fez um jogo equilibrado. Em entrevista ao “Flow Sport Clube” em 2021, Ramon, que fazia parte da equipe de 1998, comentou que aquela geração só não ganhou o Mundial, e que a preparação do Vasco foi bem maior que a do Real Madrid para a final:

“Falo muito do Mundial de 98 porque há muito tempo um brasileiro jogou de igual para igual com um europeu. Na maior parte o Vasco foi melhor. Doeu. O Real Madrid nem comemorou direito, chegou em cima da hora. Nós chegamos quase um mês antes.”

Em uma enquete realizada no GloboEsporte.com, a partida do Vasco foi eleita como a melhor atuação de um brasileiro em Mundiais.

Confira a escalação das duas equipes no Mundial de 1998.

Carlos Germano; Vágner, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Nasa, Luisinho, Juninho Pernambucano e Ramon; Donizete e Luizão. Entraram em campo Vitor, Guilherme e Válber.

Ilgner; Panucci, Sanchís, Sanz e Roberto Carlos; Hierro, Fernando Redondo e Seedorf; Sávio, Raúl e Mijatovic. Entraram Jarni e Davor Suker.