Vasco goleou o Flamengo e deixou a partida marcada na história do futebol brasileiro
Na última terça-feira, no dia 23 de abril, há 24 anos, o Vasco aplicava uma das maiores goleadas da história do Clássico dos Milhões. Em um domingo de Páscoa, o Gigante da Colina e o Flamengo se enfrentaram em uma partida histórica.
Na oportunidade, o Cruz-Maltino foi campeão da Taça Guanabara após vencer o rival por 5×1, além dos 40 mil ovos de páscoa distribuídos à torcida na entrada do Maracanã. Na época mandatário do clube, o falecido Eurico Miranda comentou sobre a ação: “Dei os ovos de Páscoa para a torcida (do Vasco) e chocolate para eles (torcedores rubro-negros)”.
Mais detalhes sobre a partida
O duelo era o último do primeiro turno do Campeonato Carioca. Na tabela, o Flamengo estava a cinco pontos do Cruz-Maltino, mas uma manobra judicial podia mudar tudo. O Rubro-Negro brigava por três pontos de outro jogo no Tribunal de Justiça Desportiva. Assim, caso vencesse o processo e derrotasse o Vasco, passaria o clube de São Januário na classificação.
Contudo, não foi o que aconteceu. Após abrir o placar com Leandro Machado, o Flamengo viu o Vasco marcar cinco gols seguidos em uma das maiores goleadas do Clássico dos Milhões. Os artilheiros da noite foram Felipe, Pedrinho e Romário, que marcou três vezes.
Aquele ano ainda ficaria marcado pelo título do Campeonato Brasileiro de 2000, conquistado em 2001 pelo Vasco. Além disso, foi a temporada da virada de 4×3 sobre o Palmeiras na final da Mercosul, que se tornou mais um capítulo na história centenária do Vasco da Gama.