Vasco já ganhou a Copa Ouro nos Estados Unidos
A pré-temporada do Vasco da Gama nos Estados Unidos é uma boa oportunidade para relembrar de uma das maiores conquistas do Gigante da Colina em solo americano. No ano de 1987, o cruzmaltino foi campeão da Copa Ouro, em Los Angeles, em torneio que também contou com participação de Roma, América-MEX, Chivas, Dundee United e Rosário Central.
O esquadrão vascaíno era comandado por Joel Santana, que tinha nomes no elenco como Dunga, Romário e Roberto Dinamite. O Gigante da Colina ficou em primeiro lugar no seu grupo, vencendo o América por 5 a 0 e conquistando um empate de 0 a 0 com a Roma. Nas semifinais, o Vasco eliminou o Chivas nas penalidades, e derrotou o Rosário Central na grande final.
“Era um time altamente técnico e determinado. Nós tínhamos uma equipe praticamente imbatível. Fomos para uma competição difícil, eram os campeões dos seus países, e o Vasco foi representar o Brasil, o futebol brasileiro. Chegamos lá, e não poderia ser diferente. Foi um passeio, começamos jogando em Los Angeles, vencemos”, afirmou Joel Santana.
E durante a realização da Copa Ouro, o Vasco ainda participou da Copa TAP nos EUA, em jogo único contra o Benfica. “Depois fomos a Nova Jersey pegar o Benfica, bicampeão português e da Taça de Portugal, com uma moral danada. Lá nós metemos 3 a 0 neles, fizemos um jogaço maravilhoso” disse Joel.
“Depois voltamos para terminar a competição. Voltamos muito cansados de viagem, EUA não é ali na esquina. Nós empatamos no primeiro jogo, na final ganhamos do time argentino por 2 a 1, consolidando um dos troféus mais ricos que o Vasco tem e mais honrados dentro do futebol brasileiro, nós conseguimos uma grande vitória”, finalizou o ex-treinador.