Vasco levantou título inédito no Maracanã e deixou a torcida do Flamengo morrendo de inveja
Há 73 anos, o Vasco conquistou o primeiro Campeonato Carioca disputado no Maracanã. Em 1951, o estadual de 1950 foi resolvido na derradeira partida entre Vasco e America. Por conta da Copa do Mundo, a competição só foi finalizada no ano seguinte.
Na oportunidade, o Gigante da Colina tinha 32 pontos contra 31 do Mecão. Mesmo com um começo ruim, visto que muitos jogadores do time estavam presentes na seleção no fatídico vice da Copa para o Uruguai, o Cruz-Maltino conseguiu assumir a liderança na penúltima rodada. A última partida, por sua vez, seria coincidentemente entre os dois líderes do Carioca.
Mais detalhes sobre o título vascaíno
Na época, com uma capacidade maior que a atual, o Maracanã recebeu mais de 100 mil pessoas para acompanhar a decisão. Logo aos quatro minutos, o Vasco saiu na frente com o lendário Ademir Menezes, o “Queixada”. Aos 40 minutos, Maneco empatou para o America e fechou o placar do primeiro tempo.
Já no segundo tempo, um herói improvável participou do título do Cruz-Maltino. O atacante Ipojucan, que havia feito um primeiro tempo ruim e alegava sentir falta de ar, retornou ao gramado a pedido do treinador Flávio Costa. Assim, aos 29 minutos, deu o passe para o gol da vitória, marcado novamente por Ademir.
Posteriormente, uma briga resultou em quatro expulsões, duas de cada lado, mas em nada atrapalhou a festa da torcida vascaína. O nono título carioca do Vasco, o quarto em seis anos, estava praticamente sacramentado, junto da artilharia de Ademir Menezes, que foi o maior marcador daquela edição com 25 gols. Certamente um dos mais marcantes troféus dos 24 estaduais que o clube possui.