Vasco levou 10 gols em sua primeira partida profissional contra time pequeno em 1916
Há 106 anos, o Vasco da Gama realizava a primeira partida oficial na história. Foi no dia 3 de maio de 1916, no campo de General Severiano, que um dos clubes mais tradicionais da história do futebol brasileiro dava seu pontapé inicial. No entanto, a partida não teve um dos desfechos mais agradáveis. Contra o inexpressivo Paladino FC, o cruzmaltino sofreu uma derrota pesada.
Apesar da primeira partida ter sido disputada em 1916, o Vasco foi fundado em 1898, mas por muito tempo teve seu foco voltado às regatas. Foi em novembro de 1915 que os membros da assembléia do clube chegaram a um consenso para a criação de um clube de futebol. Em 1916, o Gigante da Colina se filiou à Liga Metropolitana de Sports Athléticos para participar da Terceira Divisão do Campeonato Carioca de 1916.
A estreia seria contra o Paladino FC, uma pequena agremiação do bairro da Aldeia Campista. O primeiro time da história do cruzmaltino foi: Antonio Pereira d’ Azevedo, Frederico Einsenlveker, Alvaro de Araujo Sampaio, Victorino Rezende da Silva, Antonio Bebiano Barreto, Augusto Pereira d’Azevedo, Adão Antonio Brandão, Oscar Guimarães, Mario Moraes, Joaquim Ferreira d’ Oliveira e Manoel Ferreira d’ Oliveira.
E o inexperiente Vasco foi atropelado. 10 a 1 para os adversários. O gol de honra vascaíno, e consequentemente o primeiro gol da história do clube, saiu dos pés de Adão Antônio Brandão.
Até hoje, a expressiva derrota é a maior goleada sofrida na história cruzmaltina. O Vasco terminou como último colocado da competição, mas não demorou muito para o Gigante da Colina alcançar o status de clube de elite no futebol carioca. Em 1923, a equipe já conquistaria seu primeiro título do Campeonato Carioca.