Vasco pegou todos de surpresa e anunciou o retorno do Alex Teixeira
Na janela de transferências do meio de 2022, o Vasco da Gama acertou o retorno de Alex Teixeira. Criado na base do Vasco, o atleta ficou muito anos fora do Brasil, e retornou para seu clube de origem para ajudar na campanha que terminou com a volta à Série A do Campeonato Brasileiro.
Na Série B daquela temporada, Alex Teixeira entrou em campo 15 vezes (787 minutos), marcando dois gols e colaborando com mais uma assistência. Em 2023, ele fez 35 jogos com a camisa cruzmaltina, marcando quatro gols e dando quatro assistências.
Alex Teixeira também passou pelo futebol chinês
Depois da chegada de Ramón Díaz, Alex Teixeira viu seu espaço diminuir bastante, e só esteve presente em mais oito jogos (foi titular em apenas dois: empate em 1 a 1 contra o Goiás, e vitória por 2 a 1 sobre o América Mineiro). Antes de retornar ao Gigante da Colina, ele estava no Besiktas e não custou nada aos cofres do clube brasileiro. Com a camisa do time turco, o atacante fez 31 jogos, marcando quatro gols e dando uma assistência.
Alex Teixeira foi revelado pelo Vasco da Gama em 2008. Em 2010, ele foi vendido ao Shakhtar Donetsk por 6 milhões de euros, segundo dados do transfermarkt. Atuando pelo time ucraniano, o jogador teve bons números: 233 partidas, 89 gols e 25 assistências. Ele foi cinco vezes campeão nacional, e quatro vezes vencedor da Taça da Ucrânia.
“Hoje é um dia muito especial para mim e toda minha família. Estou voltando para o lugar onde tudo começou e para o clube do meu coração. Nunca escondi de ninguém o carinho que tenho pelo Vasco e o meu desejo de voltar, então estou muito feliz com esse momento. É a realização de um sonho. Não há sensação melhor que voltar para casa. Não vejo a hora de reencontrar o torcedor e fazer minha primeira partida. O que posso garantir é que vou fazer o meu melhor para recolocar o Vasco no seu devido lugar,” disse Alex Teixeira em sua volta ao Vasco.