Vasco pode amargar ver um rival campeão da América em casa
Em ótima fase no Campeonato Carioca e com moral para enfrentar o ABC, na segunda fase da Copa do Brasil, após eliminar o Trem-AP na fase anterior, o Vasco, mesmo com ótimo início de ano, pode sofrer no fim de 2023. Isso porque a Conmebol decidiu, na noite desta quarta-feira (8), que a final da Libertadores será decidida no Maracanã.
Disputada em jogo único, a final da Copa Libertadores está prevista para acontecer em 11 de novembro, em um sábado. O horário da partida ainda não foi definido, porém, nas últimas edições, os jogos foram realizados na parte da tarde, como deve ocorrer nesta ocasião.
Rivais do Vasco, Flamengo e Fluminense vivem a expectativa de poder, ao lado de suas torcidas, vencer a competição. O Tricolor, que esteve perto de conquistar a América em 2008, diante da LDU, nesse mesmo Maracanã, nunca venceu a Libertadores. Já o Urubu, atual campeão do continente, é tricampeão da Copa Libertadores e quer o tetracampeonato.
Maracanã será sede pela terceira vez
No momento em que a decisão foi anunciada pela Conmebol, Flamengo e Fluminense decidiam o destino da Taça Guanabara. De virada, a equipe do ex-Vasco Fernando Diniz derrotou o time rubro-negro e ficou com o troféu.
Eletrizante do início ao fim, com expulsões e muita disputa pela bola em campo, o clássico Fla-Flu ainda promete mais episódios neste 2023, vide os possíveis confrontos ainda no Campeonato Carioca, na Copa do Brasil e nas fases eliminatórias da Copa LIbertadores, além dos dois encontros pelo Campeonato Brasileiro
Será a terceira vez que o Maracanã receberá a final da Libertadores. A primeira vez foi exatamente no encontro já citado entre Fluminense e LDU, ainda em 2008, vencido pela equipe equatoriana, nos pênaltis. A segunda ainda em 2020, quando Palmeiras e Santos decidiram o título na prorrogação. A equipe da capital paulista levou a melhor e superou seu rival na decisão pelo título da América do Sul.