Vasco precisava ganhar o jogo e inacreditável aconteceu no último lance
Há 18 anos, o Vasco da Gama vivia uma situação longe da encontrada atualmente. Sem participar da Libertadores desde 2018, o Cruz-Maltino teve sua penúltima aparição na competição em 2012, quando foi eliminado para o Corinthians nas quartas de final. Antes disso, a equipe carioca não disputava o principal torneio sul-americano de futebol desde 2001.
Contudo, antes dessa fatídica edição, o Gigante da Colina teve a chance de retornar a protagonismo na América do Sul. No dia 3 de dezembro de 2006, o Vasco enfrentava o Figueirense, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em Florianópolis, o time de São Januário precisava da vitória para se classificar para a Libertadores, o que não aconteceu. E o empate que tirou a classificação do clube ainda contou com esse lance nos minutos finais:
Vasco é eliminado na Sul-Americana com Romário como técnico e jogador
Assim, em 2007, o Vasco acabou disputando a Copa Sul-Americana. Naquele ano, no qual marcaria o milésimo gol de sua carreira, o “Baixinho” assumiu o comando técnico do clube por uma partida. Na oportunidade, o Vasco disputava uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana, contra o América-MEX.
Treinador do clube na época, Celso Roth foi demitido pouco antes da decisão. Assim, Romário comandou a área técnica interinamente no duelo contra o time mexicano. No jogo disputado em São Januário, o Vasco precisava, no mínimo, de uma vitória por dois gols de diferença.
Contudo, o Cruz-Maltino venceu apenas por 1×0 e foi eliminado nas quartas de final da Copa Sul-Americana. No dia posterior à partida, o clube anunciou Valdir Espinosa como técnico até o fim da temporada. Atualmente presidente do América-RJ, Romário pode repetir a dose e entrar em campo pelo Mecão, visto que anunciou a volta da aposentadoria.