Vasco também tem rivalidade histórica com o River Plate
Na noite desta terça-feira (2), Fluminense e River Plate se enfrentaram pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Por 5 a 1, em uma goleada histórica, o Flu praticamente garantiu a sua vaga nas oitavas de final da competição internacional.
O Vasco, por sua vez, já tem grande rivalidade formada com o clube argentino. Um dos confrontos históricos contra o River virou até tema musical da torcida vascaína que, até hoje, é entoada com grande fervor pelos vascaínos.
Recentemente, as duas equipes se enfrentaram nos Estados Unidos. O encontro foi válido pelo torneio amistoso realizado em Orlando. A partida terminou em 3 a 0 para os argentinos que comemoraram bastante a vitória.
Pela Supercopa da Libertadores de 1997, os argentinos também levaram a melhor. Na fase de grupos da competição, o River venceu o Vasco por 5 a 1 em território argentino e por 2 a 0 no Rio de Janeiro. Marcelo Gallardo, ex-treinador do River, foi o autor dos dois gols marcados pelo time de Buenos Aires.
No ano seguinte, melhor para o Vasco
Porém, em 1998, pela Libertadores, Vasco e River Plate se reencontraram numa fase mais adiante da competição. Já nas semifinais do torneio, o ex-jogador do Gigante Donizete Pantera fez o único gol da partida de ida, realizada em São Januário.
Na volta, no Monumental de Núñez, Sorín, ex-Cruzeiro, abriu o placar para os argentinos. Juninho Pernambucano acertou linda cobrança de falta e empatou o duelo, já no fim do jogo, garantindo a classificação dos cariocas para a final da competição.
Contra o River Plate sensacional (gol de quem?). Gol do Juninho, monumental
Parte da música cantada pela torcida do Vasco
Veja o gol de Juninho: